17 março 2006

O site oficial da Câmara

O site oficial da Câmara Municipal de Alcochete, http://www.cm-alcochete.pt ,causa em mim uma profunda indignação porque, quase sempre, estamos ali perante a conversa da treta. Infelizmente, é assim que tenho de falar para chamar a atenção de algumas consciências.
Quando abordo as pessoas sobre este assunto, não encontro nenhuma que veja qualquer interesse no referido jornal electrónico da Câmara, o que explica os mais de 3000 acessos ao blog Praia dos Moinhos em tão pouco tempo.
As notícias típicas do site em foco são: "Câmara promove passeio de BTT", "II Convívio de Andebol", "Programa Alcochet'Aventura. Câmara promove Monte de Pancas", etc.
O que é que isto interessa à extrema necessidade sentida cada vez mais pelo cidadão a favor de uma informação concreta e substancial?
Por que razão o site da Câmara não fala com o discurso da verdade institucional sobre a situação da Fundação João Gonçalves Júnior, sobre a Fundação das Salinas do Samouco, sobre as obras em curso, sobre as populações de Monte Laranjo, Pontão e Passil, sobre os projectos futuros, etc.?
O primeiro responsável pela Câmara Municipal de Alcochete é o respectivo Presidente, Dr. Luís Franco. Este autarca deverá responder pelo uso dos dinheiros públicos até ao último cêntimo.

5 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Caro João Marafuga:
A Internet é a maneira mais simples de alguém ganhar dinheiro à custa do erário público, dando uma ferramenta de trabalho a quem não sabe o que fazer com ela.

Anónimo disse...

É interessante este tema, pelo simples facto de eu próprio ter feito, ao anterior executivo, uma proposta no sentido de melhorar a imagem do site, assim como propor que o mesmo fosse 100% informação útil ao cidadão Alcochetano. Como técnico de Informática Especializado, entendo que, tanto a Câmara de Alcochete como a do Montijo não têm técnicos de Informática credenciados, mas sim pessoas com conhecimentos básicos de computadores, na área do utilizador pessoal. Quem observa, com alguma atenção os sites das duas câmaras, depara-se com a vergonha feita por pessoas não qualificadas. É bom lembrar de que tal vergonha foi paga com dinheiro do erário público mas não serve os cidadãos assim como não os informa. Paulo Graça - Montijo

Fonseca Bastos disse...

Cuidado: na câmara de Alcochete há técnicos de informática credenciados.
Não é por culpa deles que a informação na Internet é péssima, pelo menos neste município.
A comunicação electrónica é um trabalho multidisciplinar, em que o factor decisivo é a estratégia da acção.
Qualquer técnico de informática desenha um bom sítio na Internet, mas de pouco valerá esse trabalho se o conteúdo for sofrível. E deste não é esse especialista o responsável...

Fonseca Bastos disse...

Alguém que assinou João M., colocou aqui um post insultuoso e difamatório. Obviamente foi apagado.

Anónimo disse...

Na sexta-feira assisti à defese da tese de doutoramente de uma amiga, versava exactamente a questão das novas tecnologias aplicadas à educação. Escusado será referir a discussão em torno da ferramenta/conteúdos. No caso do site da CMA, como não dou de barato que se trate de ausência de direcção política, façam favor de retirar as devidas ilações. Não é?