23 março 2006

Bolsa de futuros

Não me surpreendem, por aí além, esta e esta notícias. Há anos que existem as ferramentas informáticas necessárias. É até possível fazer um pouco mais.
O que quero sublinhar é que, lá para 2009, ouvirão certamente falar disto na campanha eleitoral para as autarquias de Alcochete. Nessa altura alguém apresentará isto como o ovo de Colombo ou a tábua de salvação para aproximar o município dos munícipes.
Por estas e por outras razões, o projecto Setúbal Península Digital sempre me pareceu ser dinheiro deitado à rua. Relativamente ao nosso concelho, nem 30% do projecto estarão concretizados nos próximos cinco anos.
Repare-se, por exemplo, que o município de Alcochete, tendo embarcado nesse projecto e nele enterrado bom dinheiro, um ano após dispor de novo sítio próprio na Internet não conseguiu sequer disponibilizar metade da documentação prevista...
Conheço engenheiros informáticos, residentes em Alcochete, que confessam a sua frustração pela falta de oportunidades para pôr os conhecimentos ao serviço da comunidade e do país.
Os especialistas andam por aí, o problema é faltarem mentes brilhantes que utilizem há muito as novas tecnologias como ferramenta de trabalho e saibam aproveitar essas e outras mais-valias quando detêm o poder de tomar decisões em representação da comunidade.
Até agora só apareceram mentes brilhantes que olham para o computador como ornamento doméstico e fogem dele como o Diabo da cruz!

Sem comentários: