07 março 2006

Rede Natura e ZPE do Tejo: leia com atenção

Só através desta notícia do JN reparei que, até à próxima sexta-feira, está em discussão pública o Plano Sectorial da Rede Natura 2000, da qual fazem parte o sítio e a Zona de Protecção Especial do estuário do Tejo.
Recomendo a consulta atenta dos documentos disponibilizados na Internet.
Analise aqui o sumário do processo em discussão pública e a partir dele navegue pelas diferentes secções.

Chamo a especial para os seguintes documentos:
1. Mapa da ZPE do Tejo para esclarecer dúvidas acerca dos seus limites.
Quem aceda à Internet através de linha telefónica tenha em atenção que o documento é "pesado" (6,53Mbytes);

2. Ficha do sítio do estuário do Tejo. Contém informação relevante.

3. Ficha actualizada da ZPE do estuário do Tejo. Leiam-se com cautela alguns pormenores, nomeadamente percentagem da ZPE no conjunto do nosso concelho, principais usos e ocupação do território, caracterização agro-florestal, indicadores socioeconómicos, factores de ameaça, orientações de gestão do território.
Chamo particularmente a atenção para o capítulo das orientações de gestão, no qual é vasta matéria para estudo e reflexão.

4. Existe também uma carta cartográfica indicando essas orientações (quem aceda à Internet através de linha telefónica tenha em atenção que este documento é "pesado" [6,56Mbytes]).

Creio que isto deveria, há muito, ter sido explicado directamente aos residentes nas imediações da ZPE, para que se tornem em guardiões da conservação da Natureza. Parece-me que, em anos recentes, terá havido acções contrárias a estas recomendações. Ou não?

Repare-se ainda no quadro das condições e critérios de avaliação de incidências ambientais.

Ninguém estará interessado em debater estes assuntos?

Sem comentários: