20 março 2006

São Francisco: sugestões para mostrar serviço


Aproveito uma reunião "descentralizada" da edilidade de Alcochete, na próxima quarta-feira, em São Francisco, para abordar questões relacionadas com essa freguesia.
As principais preocupações dos residentes prendem-se com a exiguidade das infra-estruturas escolares e de saúde, em face do significativo aumento populacional com o novo empreendimento Villas do Duque, cujos primeiros edifícios estarão prontos dentro de um ano.
Nessa urbanização estão licenciados e em início de construção os primeiros edifícios habitacionais (pelo menos 14), todos com dois pisos acima da cota da soleira, sendo voz corrente que os residentes na freguesia quase duplicarão quando todo o empreendimento estiver concluído.
O que os moradores de São Francisco dizem desconhecer, por enquanto, são as respostas planeadas nas áreas da saúde, da educação e dos transportes públicos.
Presentemente, a extensão de saúde de São Francisco está instalada numa casinha, situada à beira da EN119, cuja área total não excederá 75m2 (ver imagem).
Daqui a um ano continuará a funcionar aí? E haverá médicos disponíveis no Centro de Saúde de Alcochete? As questões da saúde não são com a câmara, todos o sabemos. Mas como lhe cabe licenciar novas construções, presume-se que terá alertado a entidade responsável. Teria recebido resposta?
O pré-escolar da freguesia funciona num pavilhão pré-fabricado, anexo à cantina escolar (ver imagem). O novo é (será ainda?) mera promessa eleitoral estampada num painel publicitário.
No sítio da câmara na Internet, a última notícia oficial sobre o pré-escolar de São Francisco tem quase um ano. Data de 23 de Março de 2005 e diz-nos que "a Câmara Municipal está prestes a lançar a concurso a empreitada referente à construção de um Pré-escolar (Jardim-de-infância) na freguesia de São Francisco". Estava prestes?
Em Novembro passado, em artigo lido no blogue «Escândalos no Montijo», Susana Almeida, presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, escrevia o seguinte: "tomei conhecimento que o actual executivo da Câmara Municipal levantou um conjunto de obstáculos (...) que evoluíram para uma posição onde já não concordam com a localização do novo pré-escolar".
Acreditamos no cartaz ou na presidente da junta?
Em que pré-escolar pensa o município colocar os filhos dos novos residentes que, às dezenas, começarão a chegar ao concelho no início do próximo ano? Diz o tal painel publicitário da câmara que a construção do pré-escolar demora um ano.
Não menos problemática poderá ser a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de São Francisco, cujo edifício parece pequeno para albergar tantas crianças (ver imagem).
A câmara tem algo a dizer aos habitantes de São Francisco em matéria de saúde e educação, pelo menos?
Quanto aos transportes públicos, as preocupações são antigas: a freguesia de São Francisco está muito mal servida. Atente-se nesta página dos TST, contendo o horário dos autocarros de e para Lisboa.
Amanhã há mais.

Sem comentários: