31 março 2006

Joaninha


Luís Pereira enviou-me o seguinte texto e a imagem ao lado. Há em ambos recordações de infância de muitos alcochetanos:

As crianças são, na sua alegre inocência e transparência, o despertar da esperança e a expressão viva da consciência de uma comunidade.
No meio dos jogos das taurinas, na condução do arco, no interlúdio da escola onde era hábito jogar à bola com a matéria de que se fazem as meias (ou outra qualquer), no meio da calçada onde se jogavam com os dedos as tampas dos refrigerantes apontadas para o bocal da condutas das águas pluviais, no arremesso de pedras durante a caça aos pássaros com a agonça, na malha jogada ao pé cochinho sobre os quadriláteros desenhados no areal, nas lutas de espadachim feitas de espadas de madeira artesanais, surgia sazonalmente um insecto.
Dotado de élitros e asas protegidas desfraldando as cores do estandarte local, um insecto amigo aterrava, sazonalmente, sobre a nossa pele tisnada pelo sol, no meio do ambiente perfumado pelos aromas das flores bravas do campo.
Todos saudavam, tradicionalmente, o recém-chegado desta forma (lembram-se?):

"Joaninha avoa, avoa,
Qu tê pai tá em Lisboa
Com um saque de farinha
Pra dar à Joaninha"

Depois de recebida a saudação amiga, o insecto agradecido levantava a âncora e esvoaçava, silenciosamente, por entre as gentes, sob o aplauso da criançada. Era uma festa!
Alguns tópicos sobre o insecto:
Joaninha é o nome popular de um insecto da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa.
Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.

7 comentários:

Anónimo disse...

...Há quanto tempo que não vejo uma joaninha!!!

A cantilena fez-me voltar aos tempos em que na Escola do Monte Novo bricávamos sem noção do que seria o Mundo que nos esperava...

Foi bom recordar!

marialisboa

Unknown disse...

Marialisboa, a história da joaninha não tem nada de inocente.
O aparente desejo de regresso a um passado idílico visa indisponibilizar o psiquismo das pessoas contra o progresso.
Depois, ao fim, a joaninha substitui muitos produtos químicos utilizados contra insectos que prejudicam os interesses do homem. Subtilmente, o que está em causa é a defesa do ecologismo contra todos os avanços da ciência que matam a fome a milhões e milhões de pessoas.

Anónimo disse...

Há progresso???

Unknown disse...

Há progresso, sim, Ribeiro, há progresso...não obstante tudo.
Os prós do progresso superam de longe os contras. Estes jamais nos devem atemorizar ao ponto de nos lançar contra todo o progresso digno.

Anónimo disse...

Não sou contra o progresso, senão não estaria aqui à frente de um ecran, a movimentar um "rato" e a fazer downloads.

No entanto quando vi a foto da joaninha e li os versos somente a escola me veio ao pensamento e que eu saiba não vem mal algum ao mundo em nos lembrarmos como foi a nossa infância (tive o privilégio de ser feliz) e o mundo tem falta destas lembranças.

marialisboa

Unknown disse...

Também posso estar de acordo com o espírito do último post de Marialisboa.

Anónimo disse...

Decero o progresso permite que todos possam adquirir ovos de joaninha a preços aceitáveis. o que este progresso só por si não alcançará é a sobrevivência da espécie de forma sustentável quando os produtos químicos destruiram a sua cadeia alimentar