22 março 2006

São Francisco: sugestões para mostrar serviço (3)


Para concluir a lista não exaustiva de intendência respeitante à freguesia de São Francisco, a propósito da reunião da câmara – e depois disto e disto – faltava-me referir o problema da energia eléctrica. Ou melhor, da intermitência dela.
Disseram-me que, frequentemente, ocorrem interrupções no fornecimento de energia em São Francisco.
Ninguém conhece as razões e muitos só se apercebem do facto quando chegam a casa, ao fim da jornada de trabalho, deparando com os relógios eléctricos desregulados.
É anormal que tal ocorra, ainda por cima com a frequência que me asseguram residentes, urgindo resolver o problema de vez.
Parece-me, aliás, que a qualidade do serviço é sofrível até na sede do concelho, onde resido. E isso constata-se há anos.
Sempre tive o computador e periféricos ligados a dispositivos de segurança (estabilizador de tensão e/ou unidade auxiliar de energia) e raro é o dia em que não detecto sinais de variações bruscas de tensão. O fenómeno é também perceptível em lâmpadas incandescentes.
As variações de tensão afectam a maioria dos electrodomésticos não ligados a dispositivos que atenuem os seus efeitos. Por causa disso tenho três estabilizadores de tensão, que me dão alguma segurança mas contribuem para o aumento do consumo de energia.
Os talones, os mexias e os accionistas esfregam as mãos, bem entendido, porque, embora se diga que há concorrência no mercado da energia, nunca ninguém me bateu à porta a oferecê-la em pó ou pilhas. Logo, tenho de aturar o monopolista.
Como, neste quadrilátero de castas, lá em cima estão as corporações e cá em baixo os mansos cidadãos, já nem estranho que haja mecanismos de regulação mas na prática ninguém repare na sua utilidade.
Embora este assunto esteja fora da alçada do município, trata-se de um serviço de interesse público e essencial à vida moderna. As suas pressões poderiam acelerar a resolução dos problemas.
Até que haja solução, sobretudo aos residentes em São Francisco só posso recomendar uma coisa: tenham paciência... franciscana.
E se mais algum "franciscano" quiser acrescentar temas à agenda municipal, está sempre a tempo de o fazer. Este condomínio agradece.

1 comentário:

Unknown disse...

Este texto de Fonseca Bastos trata de matéria deveras preocupante. Aproveito para me referir a Fonte da Senhora, Pinhal do Concelho e Passil. Nestas localidades a noite mete medo. A escuridão é tenebrosa. Os caminhos de mau piso. De todos os lados ladram os cães.