21 março 2006

São Francisco: sugestões para mostrar serviço (2)


Lamento que haja tantos espaços abandonados e inúteis em áreas urbanas do concelho, nem todos aparentemente privados. Aliás, se se situarem em áreas urbanas consolidadas, em nome da segurança, da higiene e da qualidade ambiental o município de Alcochete deveria obrigar os respectivos proprietários a vedarem e limparem convenientemente esses terrenos.
Vários municípios têm posturas que obrigam à edificação de muros e à limpeza periódica de terrenos privados edificáveis e, sempre que se verifique a existência de perigo de salubridade ou de incêndio, notificam os proprietários para removerem a causa da situação detectada num certo prazo, sob pena de, independentemente da aplicação da respectiva coima, o município substituir-se aos responsáveis na remoção e debitar aos mesmos as respectivas despesas.
Não encontrei no sítio do nosso município na Internet qualquer referência a esse assunto, presumindo que não haja regulamentação específica. É pena.
As imagens acima exemplificam o caso de um dos muitos espaços expectantes no centro de São Francisco. Parece-me ser o maior e por isso dou-lhe destaque.
Em tempos garantiram-me que o espaço se destina à construção de um templo da Igreja Católica. Nada a obstar, considerando que a freguesia não tem igreja desde o séc. XIX, quando foi demolido o convento. Presentemente existe uma capela provisória, o pré-fabricado em segundo plano na imagem superior.
No entanto, até existirem os fundos necessários para a construção do templo, nada impede que a autarquia dê um mínimo de dignidade ao espaço e mande afixar uma placa esclarecedora. Além disso, devido o declive do terreno, sempre que chove com intensidade a areia escorre para o piso da Rua Vergílio Ferreira.
São Francisco é, presentemente, a única freguesia do concelho sem espaços verdes dignos dessa designação. Se bem me recordo, o anterior executivo ambicionava construir o maior parque do concelho nessa freguesia. Procurei no programa eleitoral da CDU, mas nada encontrei sobre o assunto.
Está lá apenas isto e parece-me suficiente: "Requalificar os espaços verdes/jardins e zonas de lazer e de animação infantil do município, bem como recuperar outros espaços verdes entretanto votados ao abandono, em articulação com as Juntas de Freguesia de Alcochete, de S. Francisco e do Samouco."
Era conveniente que o executivo camarário aproveitasse a reunião da próxima quarta-feira, em São Francisco, para fornecer alguns esclarecimentos sobre o assunto.
Se, como disse no discurso de posse, o actual presidente da câmara quer «impedir que Alcochete se torne um concelho dormitório», terá de fazer alguma coisa (e depressa) para que os residentes desfrutem do merecido bem-estar e se sintam atraídos pelo que os rodeia.

Sem comentários: