16 março 2006

Os autocarros (2)


Para terem uma ideia do que os residentes nas imediações das obras da variante
sofrem, há quase dois anos, reparem no estado desta porta.




Neste texto, inserido a 23 de Janeiro, chamei a atenção para a circulação de autocarros dentro da Urbanização dos Barris, em Alcochete, cujos moradores estão saturados com o ruído e a poluição.
Reparei que o leitor André (não é um anónimo e por isso valorizo a sua intervenção) só agora colocou um comentário nesse texto.
Avisei, há semanas, que na Urbanização dos Barris poderá haver mosquitos por cordas quando terminarem as obras da variante, porque as pessoas fartaram-se de problemas acumulados e da ausência de explicações.
No texto estão apontados os motivos, que custaram ao anterior executivo a perda de centenas de votos só neste bairro.
A importância do texto de André merece o devido destaque. Ei-lo:

"Gostava de acreditar que sim, que já está tudo encaminhado para que os autocarros deixem de passar ali dentro.
É ridículo, Alcochete tem tudo para planear e lançar urbanizações com qualidade de vida e depois estes pequenos pormenores deitam tudo a perder!
Quanto à reparação dos estragos, eu costumo defender essa posição, mas sem grande convicção, porque a reacção das pessoas é geralmente de escárnio: "espera sentado"...
De facto, não acredito muito que alguma vez possam ser as pessoas ressarcidas pelos danos causados nestes meses e meses de inferno...
Todos os leitores de CD e DVD da minha casa se avariaram! O radiador do carro e o filtro do ar foram para o lixo. A pintura exterior dos prédios está irrecuperável, a poeira dentro de casa é impressionante! Limpa-se dia sim, dia não, e está sempre sujo!
Já para não falar dos impactes na saúde (pelo menos eu deixei de fumar, porque entre o fumo e o pó tinha que largar um dos dois!!!)
Acha mesmo que haverá alguma compensação?
Eu acho que, pelo menos, os prédios deviam ser limpos por fora, às custas de alguém, que não eu, evidentemente. Mas não acredito nisso.
Agora aquilo que não tem grandes custos e não é feito apenas pela falta de atenção, isso pode ter a certeza de que vou lutar.... Quero ver o chão e os passeios daquela rua lavados com esfregão, quando as obras terminarem.
Quero ver os lugares de estacionamento pintados, de preferênca de acordo com o projecto (6 lugares por bolsa).
O mobiliário urbano destruído (candeeiros, pilaretes e sinalização), quero vê-lo de novo. As plantas (as árvores!!!!!) que aguardamos há 4 anos... quero vê-las plantadas e cuidadas como deve ser, porque já lá plantaram 4 vezes e deixa-se morrer tudo."

Parabéns: deixou de fumar!
Fica expresso um brando alerta deste residente na zona. Já ouvi pior a alguém, que diz ter apoios prometidos para ir muito mais longe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora pelos piores motivos, esta é uma "bela" descrição da agonia de um sítio com tudo para ser um paraíso e que corre o risco de se estar a transformar num inferno.