20 março 2006

Alvorada

"Assim, se vê, a força do PC!"

10 comentários:

Unknown disse...

Eu não vou na ideia de que os comunistas já não tenham força.
Eu vou na ideia de que os comunistas mudaram de estratégia à escala mundial.
Essa estratégia já está montada por quase toda a América Latina. Segue-se a Europa que vai capitulando "step by step".
No que consiste essa estratégia. Consiste na transmutação dos códigos culturais. Para tal fim o "pivot" é o movimento ecológico.
Quem discorda de que a Natureza é um bem e deve ser preservada? Ninguém! Então o valor supremo passa a ser a Natureza e respectiva defesa, quer dizer, a criatura vira deus, um deus intramundano. Usando palavras mais simples: para lá do calhau não há mais nada. É o fim da Transcendência e o princípio da animalização global de todos os homens.

Anónimo disse...

Não, João, não sou de ideia q já não tenham força, caso contrário não estariam na CMA. Servem-se do atavismo cultural das gentes, servindo caldinhos e passeios e, com papas e bolos...O q os une, na aparência, a movimentos ecológicos, é o conservadorismo, pouco mais. Apesar de bem saber das "melancias". São uns fósseis q por aí (ainda) andam.

Anónimo disse...

O Honecker é o mais apaixonado!
Será que vão à conservatória exigir casamento ou ficam-se pela união de facto!
Ups, peço desculpa, os idos dos 80s já foram há muito!

Anónimo disse...

É bom não esquecê-los, ainda os há por aí saudosistas.

Anónimo disse...

Grande verdade caro António, um dos custos da liberdade é o facto de não ser definitiva. Exactamente por isso, porque há saudosistas.

In Via disse...

É isso mesmo, convém recordar para que não se esqueça. E não esqueço nem farei por esquecer um dos maiores embustes da história, com um preço de milhões de mortos!

Anónimo disse...

Porque vem a propósitos destes beijos, e de outras conversas mais abaixo sobre ditadores (1), sintam este CALAFRIO:

“No autocarro que nos levava para a prisão, uma manhã de Abril de 2003, perguntei ao poeta e jornalista Ricardo González Alfonso qual havia sido para ele o momento mais duro durante o fulminante processo que nos condenou a passar 20 anos na prisão por escrever e dar opiniões no país em que nascemos.

‘A noite em que puseram na minha cela o rapaz que iam fuzilar no dia seguinte’, disse-me, e meteu a cabeça entre as mãos, muito juntas por obra e graça das algemas. Muito juntas, como se fosse começar a rezar. ‘O que é que lhe disseste, de que é que falaram essa noite?’

Fiquei calado, não falamos de quase nada. Ele era um homem sem crenças religiosas e iam matá-lo ao amanhecer. O que é que lhe podia dizer? Creio que, quando o foram buscar e ele se levantou do beliche, senti que algo de mim ia com ele. É assim, a vida. O azar ou a ambição e a maldade de um ditador levam-te a lugares que não queres, em viagens reais ou sonhadas.”
Depoimento de Raúl Rivero in http://kontratempos.blogspot.com/ (19/Mar./2006)


(1) Post – “PROCURE AS DIFERENÇAS”

In Via disse...

Todos os totalitarismos são execráveis, aberrantes. O q mais choca no de matriz leninista são os propósitos aparentemente generosos e, por isso mesmo, duplamente mentirosos e embusteiros.

Unknown disse...

A clarificação das ideias ajuda-nos a tomar as posições adequadas na hora certa.
A ausência de uma visão correcta das coisas vira as nossas próprias mãos contra nós.
Ora vejamos! Não é os fascistas que os comunistas odeiam, mas sim os liberais. Então o que significa liberalismo e fascismo?
De uma forma muito sintética, o liberalismo significa indivíduo e o fascismo significa Estado: «O Estado totalitário deve ser um Estado da responsabilidade total. Ele requer de cada um o cumprimento total dos seus deveres para com a Nação. O cumprimento destes deveres anula o carácter privado da existência individual» (Adolf Hitler, Mein Kampf, 1925).
E agora a pergunta fatal: mas o comunismo também não significa Estado?
As conclusões são vossas, meus caros comentadores.

In Via disse...

Os pressupostos ideológicos é q eram distintos. De qualquer modo, venha o diabo e escolha!