04 março 2006

Valha-nos Deus!


Leia e reflicta sobre o teor desta notícia, antes de passar ao que se segue. Não quero influenciar ninguém e peço a quem me lê que tenha opinião formada. Se entende ser boa notícia, esqueça o que vai ler seguidamente. Se discorda passe à acção, qualquer que ela seja. A matéria parece-me relevante e duvido que alguém possa ficar indiferente.

A notícia não é balão de ensaio – que os políticos usam, frequentemente, para evitar surpresas desagradáveis – porque chega ao conhecimento público depois da vereação ter aprovado a realização do concurso público. À cautela, poderiam tê-lo anunciado antes. Mas decidiram comunicá-lo depois. Também é frequente, nomeadamente em Alcochete. Nada há a estranhar.
Esta frase é de outrém, mas parece-me oportuno aplicá-la ao caso: não me importo que me mintam. Irrita-me é pensarem que acredito em tudo o que me dizem.

Lamento que alguém tente vender uma solução de recurso como boa decisão. E que faça disso uma peça de mau marketing político, embrulhada em papel de jornal.
É difícil encontrar notícia mais insensata. A começar pelo título. As primeiras palavras do texto presumo referirem-se a outra localidade. No resto só acredita quem quiser. Inclusive na declaração do vereador da câmara, que seria certamente outra, bem diferente, se não ocupasse aquela cadeira.
Nunca houve variante a separar a zona oriental da vila, com dois bairros, três escolas e um centro de saúde em lados opostos (há dois anos, nem sequer a escola secundária existia). Ali a estrada era estreita, com mau piso e duplo sentido de trânsito.
Junto à escola D. Manuel I existiam árvores na berma e, do lado Sul, nem passeio (ver ampliação da imagem acima). Havia as passadeiras suficientes para o atravessamento de peões, a circulação automóvel era menos intensa e fazia-se a velocidade reduzida, sobretudo por causa das paragens de autocarros.
Mas o tráfego em Alcochete aumentou, enormemente, nos últimos quatro a cinco anos. Ninguém nota? E o que está em acabamento não é variante mas avenida, com quatro faixas que convidam a acelerar, pondo em perigo o atravessamento de peões imprevidentes num miolo urbano densamente povoado. Nos Barris há mais de 1000 pessoas e nos Flamingos outro tanto, senão mais. As escolas têm perto de 2000 almas, segundo a notícia referenciada.
Os semáforos com controlo de velocidade não anulam os riscos de atropelamento, nomeadamente porque as potenciais vítimas são crianças e jovens. Que todos fomos e sabemos quanta vivacidade e irrequietude pusemos em tudo.
A eficácia do sistema depende de dois factores incontroláveis pela autarquia e pela polícia: disciplina de automobilistas e de peões.
Há vários semáforos idênticos no concelho e, baseando-me em observação directa, estimo que um em cada quatro automobilistas ignore a sinalização e, sobretudo, o vermelho dos semáforos quando excede os limites de velocidade. Quanto à disciplina dos peões, só não vê quem for cego. Pior ainda com gente nova, que atravessa passadeiras a correr e sem ligar a semáforos ou tráfego.
Com grande probabilidade, desta combinação arriscada sobrarão escoriações e dores de cabeça para quem for imprevidente. Pior será se houver algo muito grave. Nesse caso sobrará para mais alguém. Valha-nos Deus para que tal não aconteça! Não por esse alguém mas pelas vítimas e suas famílias.
A obrigação de planificadores e responsáveis por obras deste tipo é prever riscos e anulá-los. Em política, a sabedoria do poder reside na antecipação dos problemas. Todavia, ainda há quem tente tapar o sol com a peneira.
Sem, pelo menos, duas passagens superiores (junto ao centro de saúde e ao posto de combustíveis) e uma rede metálica resistente em toda a extensão da artéria, alguém pode garantir a ausência de fatalidades com dezenas de peões juvenis que, diariamente, atravessarão a pomposa variante urbana de Alcochete?
Nunca me esquecerei do sucedido, junto a um colégio, pouco depois da abertura ao tráfego da 2.ª circular, em Lisboa. Aí havia semáforos de comando manual. Sobre a passadeira, um automobilista distraído atropelou duas crianças. Uma faleceu. O eng.º Nuno Abecasis, ao tempo presidente da câmara, desenhou rapidamente uma passagem superior metálica. Simples e barata, mas adequada. Foi montada em três dias e, passados cerca de 25 anos, ainda lá está.

Com os 80.000 contos da desenhada para Alcochete podem erguer-se umas quatro, creio.
Em Torres Novas, a única forma de travar os aceleras, numa avenida semelhante à nossa, foi elevar as passadeiras de peões cerca de meio metro e alargá-las. Quem se aproximar a mais de 30kms/hora, parte o automóvel. Ainda assim, são evidentes inúmeros sinais disso!
Desejo lembrar aos autarcas que, em piso seco e regular, um automóvel a 30kms/hora necessita de 17 metros para se imobilizar. A 50kms/hora o espaço é de 28,3 metros, a 70km/hora de 40 metros e a 100km/hora são necessários 56,7 metros, pelo menos. Há quem circule em Alcochete a mais do dobro da velocidade legal permitida dentro das localidades! Experimentem travar em piso molhado e verão que a distância necessária para o fazer em segurança é muitíssimo superior.
Recordo, enfim, ter sido garantida a existência de uma passagem superior entre o centro de saúde e o acesso à escola secundária. Havia até projecto.
Sempre me pareceu que deveriam ser duas, porque familiares e alunos das escolas da Restauração e de D. Manuel I têm de atravessar em local seguro e não distante desses estabelecimentos de ensino.
Afinal, não haverá nenhuma na data da abertura da variante porque a câmara não tem dinheiro. Mas o seu presidente anuncia já querer prolongar a variante até ao Freeport. Sem cuidar da segurança efectiva de crianças, jovens e familiares, em grave risco com o recurso aos semáforos?

Falta esclarecer-nos um pormenor importante mas, aparentemente, mantido em segredo: qual o futuro trajecto dos autocarros? Seguem pela variante até à rotunda dos Barris ou continuarão a circular dentro deste bairro? Neste caso haverá mais miúdos a atravessar a avenida e, tal como avisei em tempos, se o trajecto actual se mantiver poderá haver um levantamento popular nos Barris!
Diz a presidente do conselho executivo da escola D. Manuel I que, em 22 anos, nunca houve nenhum acidente com alunos desse estabelecimento de ensino. Queira Deus que possa dizer o mesmo por muitos e bons anos. Mas, sinceramente, temo que tenha de rectificar a declaração em breve.
Se a promessa de conclusão das obras for cumprida, a partir do próximo mês é só esperar para ver.

5 comentários:

Anónimo disse...

O tema é interessante, mas o que acho engraçado, é que na CMA independentemente da cor politica, todos se conhecem, todos comem à mesma mesa e depois ninguém impugna decisão nenhuma. Entretanto vêm para os Blogs, falam, falam, falam, mas não fazem nada, assim é fácil. Quem sofre, o cidadão de Alcochete que tem que levar com os pseudopoliticos e as suas fantasias.

Unknown disse...

Desta vez concordo com anónimo, embora veja aqui contradição.
Eu fui candidato a autarca, mas não sou autarca porque o partido cuja lista integrei (CDS-PP) não gonhou lugar nenhum nos órgãos autárquicos. Claro que eu poderia ir às reuniões de Câmara e Assembleia, mas talvez não vá pela mesma razão que leva o autor do texto em cima a aparecer como anónimo.
Mas "anónimo" até me ajuda a dizer por que eu não vou às reuniões camarárias e da Assembleia Municipal. Estamos entregues a pseudopolíticos. Que confiança e segurança é que eles me dão para eu me aproximar fisicamente deles?

Anónimo disse...

Este texto e a notícia que debate são uma cabal demosntração de que a variante é uma azelhice...
mas é o progresso, meus caros: é o progresso...
O que é insofismável é que a variante vai ser feita porque os Alcochetanos a querem!
Esperem algum tempo... esperem por exemplo pela explosão demográfica de S. Francisco para a festa ser completa... Depois queixemo-nos da sorte e do azar...

Anónimo disse...

Não quero retomar polémicas antigas, mas sempre fui a favor da variante, até porque ela é, simplesmente, uma avenida. Sei que, por aqui, e até há alguns anos, uam via com quatro faixas de rodagem era uma miragem. Mas bem se vê que elas são necessárias numa comunidade que ainda vai crescer bem mais que aquilo que alguns gostariam. Se a Câmara Municipal fizer todos os esforços para que a via seja segura (como estou em crer que o projecto já contemplava, e como o vereador do pelouro vem ainda reforçar, sem esquecer as barreiras metálicas), não há razão para se sofrer por antecipação, como pungentemente o faz FBastos.
Quando criança - há pouco tempo, portanto - frequentei um liceu paredes meias com a Avenida de Roma, em Lisboa, que para quem não conhece é uma via de seis faixas. E não consta que alguma vez tenha havido o mínimo problema. Poderá ser uma questão de escala, é certo - talvez por isso se perdeu a oportunidade de fazer da Av. Revolução 1383-85 uma via com quatro faixas, de separador central e amplos passeios com árvores para o que deveria ser o Parque Municipal (ou terá sido por especulação imobiliária desses terrenos?)- mas tenho a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, ficaremos gratos pela sua existência. Ou vamos, simplesmente, boicotá-la (como alguns senhores que por aqui andam fazem com o Fórum Cultural, por exemplo) porque corremos o risco de atropelar alguém?
Os desafios do futuro são, também, os de uma cidadania sã e de respeito pelo próximo. Um sinal vermelho é para parar, obviamente! Uma passadeira, idem! Quem assim não proceder, pois corre sérios riscos de ir parar à choldra.

Anónimo disse...
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