05 março 2006
Lideranças locais dos partidos políticos
Tanto quanto sei, as lideranças locais dos partidos socialista e democrata cristão estão em vias de definição, razão por que só depois das escolhas destas forças políticas me pronunciarei com a responsabilidade que o exercício da cidadania exige.
Quanto à estrutura local do PCP, lideram-na todos e ninguém, o que está completamente de acordo com o padrão marxista dos comunistas. Entre estes «o interesse da Humanidade substitui a ditadura do proletariado [hoje em dia], mas o indivíduo continua sempre esmagado ou negado» (Pascal Bernardin, L'Empire Écologique, pág. 61).
Resta tecer algumas considerações sobre a estrutura local do PSD. Quem é o líder deste partido? Onde mora? Que faz? Que fez por Alcochete?
Eu não aceito que as minhas palavras sejam interpretadas como uma hostilização aos laranjas locais, mas opino que estes deveriam repensar séria e responsavelmente a situação do PSD em Alcochete.
A não ser assim, estamos a contribuir para a perpetuação dos comunistas nas cadeiras do poder e fechamento de Alcochete ao séc. XXI.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Permita-me que altere ligeiramente as duas frases finais deste seu texto para expor o problema de outra forma, visto que, hoje em dia, ninguém liga muito aos partidos.
Eu não aceito que as minhas palavras sejam interpretadas como uma hostilização aos cidadãos locais, mas opino que estes deveriam repensar séria e responsavelmente a situação em Alcochete.
A não ser assim, estamos a contribuir para a perpetuação dos desamanhos nas cadeiras do poder e fechamento de Alcochete ao séc. XXI.
Ok, sr. Bastos, a sua fórmula complementa oportunamente a minha.
ora cá estão os meus velhos amigos a virarem o bico ao prego e a abraçarem a social-democracia com toda a sua genica... de outra forma, como interpretar o sentido "mais generalizante" da reformulação do sr. Bastos a mais um apressado texto do amigo Marafuga. Será apenas para incluir o PS no que chamam de "desamanhos nas cadeiras do poder e fechamento de Alcochete ao séc. XXI"? O que quer dizer que a solução está, obviamente, à direita... e como o CDS é o que se vê, lá resta o PSD como tábua de salvação de dois náufragos da política alcochetana...
Eu percebo que para as bandas do CDS as eleições não poderiam ter corrido pior, a ponto de o seu pretenso líder ter propositadamente exorbitado a sua ambição para sair dali o mais depressa possível e ir tratar da sua vidinha à sombra do comunismo alcochetano e de uma ou outra figura que ainda acha que goza de algum prestígio pelas nossas terras... mas, francamente, nunca pensei ver os meus caros amigos a aproximarem-se assim tão descaradamente da social-democracia - outra ideologia, parece-me, de esquerda; corrija-me se estiver errado Dr. Marafuga - até lhe dou essa oportunidade... Terá sido por isso que transmutaram o tagides.net (reconhecidamente mais democrata-cristão, ou populista) em Praia dos Moinhos?
Aquele abraço,
PS - bem vêem que este meu comentário destina-se apenas a despertar o debate, coisa tão arredia desta página nos últimos tempos, por comparação com outros blogues locais...
Falar com um anónimo em meio pequeno como Alcochete é uma humilhação, mas a minha honestidade intelectual ultrapassa tal contrariedade para responder, entre tantos disparates, a algo que me parece pertinente.
Na realidade, a vertente pragmática do PSD é manifestamente de esquerda. Nem é preciso ser um analista em política de grande gabarito para chegar a estas conclusões.
As próprias designações "Partido Social Democrata" e "Centro Democrata Social" cedem de alguma forma à esquerda, o que também não constitui segredo nenhum para quem é pouco mais que leigo em política.
Mas não sejamos idiotas (sentido grego) e pensemos que os partidos políticos são todos iguais.
A esquerda prepara-se para mexer na constituição do ser em todo o mundo. Aqui as posições vão extremar-se. Entre nós, nesse tempo, mais próximo que longínquo, o PPD largará da mão o PSD e o PP o CDS.
Enviar um comentário