05 janeiro 2006

Nota 15 para alguém

Tive conhecimento que, às 17h00 de domingo, 15 do corrente, se realizará, no salão nobre do município de Alcochete, uma sessão solene comemorativa do 108.º aniversário da restauração do concelho.
Durante essa cerimónia serão entregues medalhas de mérito a personalidades do concelho e a funcionários autárquicos. Desconheço hoje a identificação dos distinguidos.
Quem, durante cerca de quatro anos, também batalhou sobre a necessidade de enobrecer a data e de distinguir pessoas a quem Alcochete deve muito ou alguma coisa, só pode congratular-se com o facto de não o ter feito em vão.
Nota 15 para quem decidiu levar avante uma ideia positiva.
Entretanto, eis novas sugestões para o 15 de Janeiro de 2007:
1. Porque os jovens devem compreender, interiorizar e perpetuar as efemérides, a distribuição de prémios escolares (dos ensinos básico, preparatório e secundário) do concelho, relativos ao presente ano lectivo, deveria ser integrada na cerimónia;
2. Parece-me que a recepção aos novos moradores é mais apropriada no 15 de Janeiro;
3. Porque a efeméride da restauração do concelho coincide com a da fundação da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, talvez se justificasse englobar num único e grande evento nocturno, em local mais amplo, a recepção aos novos moradores, a entrega de galardões a personalidades de mérito e estudantes e a celebração do aniversário da Sociedade, indissoluvelmente ligada ao significado da data;
4. Um galardão de arquitectura, destinado à construção privada que melhor se integre no espaço urbano e/ou recupere a antiga e bonita tradição local das "adufas" (bandas coloridas no topo da fachada dos edifícios), deveria fazer parte dos prémios de mérito do município.
Se alguém tiver outras ideias, faça favor de acrescentá-las nos comentários.

Sem comentários: