11 janeiro 2006

Nota 11 para velhotes em acção

Daria, em princípio, nota 15 a iniciativas como a referida nesta notícia, não fossem dois pormenores relevantes: a maioria dos potenciais interessados desconhece-a porque a câmara não a divulgou convenientemente, e presumo tratar-se da continuidade de algo vindo do anterior executivo mas agora para uma faixa etária mais ampla.
Assim, considero a iniciativa positiva mas fico-me pela nota 11.
Vi esta notícia num jornal do distrito pouco lido no concelho. No jornal local, com data muito próxima deste, nada encontrei. E no sítio da câmara na Internet nada se publicou, até hoje.
Contudo, no labiríntico sítio da câmara – de que não posso fornecer hiperligação para determinada página por culpa de quem pariu aquilo – na área Desporto existe um plano de actividades para 2005(!) do programa Clube+Idade, presumivelmente oriundo do anterior executivo, então para cidadãos com mais de 60 anos. A diferença mais notória é que, a partir de agora, destina-se a quem tenha mais de 55 anos. Nada de inédito, portanto.
A contragosto, insisto em que o município continua a pecar por falta de informação directa. Não pode nem deve perpetuar essa falha por muito tempo, por vários motivos, alguns dos quais aflorados em textos anteriores.
Eis chegada a minha hora de cobrar as primeiras promessas eleitorais, para que considero não haver desculpa por terem decorrido menos de 100 dias. Manda o bom senso que estas coisas da informação pública sejam arrumadas na fase de transição.
Cito o ponto 3 do capítulo VII do programa da CDU de Alcochete nas recentes eleições autárquicas: "Garantir que os cidadãos-munícipes e que os parceiros institucionais tenham acesso à informação relevante da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia".
Cito outras alíneas do mesmo ponto:
"c. Assegurar a qualidade da informação, bem como assistência e apoio aos cidadãos na compreensão das políticas autárquicas;
(i.) Assegurar a publicação periódica e regular do Boletim Municipal;
(ii.) Garantir a permanente actualização de conteúdos do sítio da Câmara Municipal".
Até agora a câmara não nos deu nem informação relevante nem suficiente, à maioria é difícil compreender políticas autárquicas pouco claras e mal explicadas e a actualização de conteúdos do sítio da câmara tem-se resumido a meia dúzia de linhas semanais.
Creio, todavia, que o Boletim Municipal mencionado no programa da CDU era uma revista. Possivelmente aquela colorida, com "n" fotografias dos srs. presidentes e vereadores com funções executivas (e os não executivos cuidadosamente "rapados", por serem peçonhentos), que calculo custar uns 45.000 euros por edição.
Mas não é desse instrumento de propaganda que carecemos, que nunca me pareceu coerente excepto para fins de promoção pessoal a expensas do erário público. Hoje, quando há défice orçamental declarado, parece-me até impensável.
Não vejo outra solução para massificar a informação que não seja explorar exaustivamente todos os meios disponíveis: Rádio, Imprensa e Internet.
Mas isso ainda não basta. É preciso produzir e distribuir nas caixas de correio dos munícipes um boletim mensal em papel, com uma só cor e sem imagens se não houver dinheiro para mais. É fácil (muito fácil mesmo), é barato e... dá votos.
Num boletim municipal como este, editado pela maior autarquia do país (se tem o programa Acrobat Reader instalado no computador leia qualquer dos exemplares em versão electrónica), diz-se e explica-se tudo.
Só tem vantagens: é fácil de elaborar e paginar em computador (até com um vulgar processador de texto), imprime-se em Alcochete a baixo custo, a distribuição em todos os endereços postais do concelho tem um custo aceitável e... dá votos.
Ponham mãos à obra e depressa, antes que seja tarde.

2 comentários:

Unknown disse...

Quanto menos for escutado pelos novos senhores da Câmara o que é dito neste texto, mais me sinto com razão e força para o que venho fazendo e me proponho fazer.

Unknown disse...

Como é que é possível que um simples blog, levado a cabo generosamente por algumas pessoas, faça mais pela informação dos munícipes que toda a Câmara Municipal de Alcochete?
Eu pergunto, mas ninguém pense que eu ignore a resposta!