22 maio 2006

Não dá para entender

Acabei de ler este texto e, muito sinceramente, não entendo a lógica do parecer votado pela maioria que hoje pontifica no município de Alcochete, a propósito do Dr. José Grilo Evangelista. Estranho em especial o seguinte parágrafo:
"«Não se trata de pôr em causa o mérito do patrono proposto mas sim por se considerar não estarem reunidas, no caso, as condições para uma efectiva e ampla participação da comunidade escolar, aconselhando-se desse modo uma reanálise da situação, nova proposta de patronos e envolvimento de todos os intervenientes na Secundária local» justifica o executivo municipal em documento aprovado por maioria, mas com a abstenção dos vereadores socialistas".
Se não se põe em causa o mérito do patrono... sugere-se nova proposta de patronos? Na escolha do patrono houve envolvimento de dezenas dos actuais representantes legítimos da comunidade escolar mas... sugere-se o envolvimento de todos os intervenientes na secundária local?
Desconfio que anda aqui manobra da 'processionária' – a tal que causa uma comichão dos diabos – porque à data da sua morte o homenageado era um "situacionista" confesso! Coisa que, quase 34 anos após a morte do Dr. José Grilo Evangelista, ainda causa coceira a certas "mentes brilhantes"!
Esquecem-se que maioria havia na edilidade quando se decidiu, em 1999/2000, a existência de uma Av.ª Dr. José Grilo Evangelista na Urbanização dos Barris, em Alcochete?
Pobre Dr. José Grilo Evangelista, que deve andar às voltas no túmulo 57 anos após ter escrito o texto que reproduzo no 'post' anterior!
Formulo um único voto: oxalá a DREL ignore o parecer (não vinculativo) do município e aprove a atribuição do nome do Dr. José Grilo Evangelista à Escola Secundária de Alcochete. Não é por mais nada, somente porque detesto habilidades de 'dinossauros excelentíssimos' e mentes conservadoras que tentam apagar da memória colectiva Homens bons, simplesmente porque se orientavam por outros ideais!
E se o bom-senso vencer a esperteza vermelhusca, quem tiver documentos e textos relacionados com esse alcochetano ilustre deverá contactar o presidente da comissão instaladora do estabelecimento escolar em causa, que deseja recolher histórias protagonizadas pelo Dr. Grilo Evangelista na terra que foi a sua.
Pode a escola contar, desde já, com o meu apoio voluntário e desinteressado se quiser reunir num sítio na Internet toda a documentação recolhida.

A propósito: leiam ainda os seguintes textos do meu companheiro de blogue:
O Dr. Grilo ou a liberdade de um povo
Um pequeno-grande texto do Dr. Grilo
O Dr. Grilo, também poeta

1 comentário:

Unknown disse...

Considero estes textos do sr. Bastos sobre o Dr. Grilo muito pertinentes e oportunos.
Há inúmeros textos do Dr. Grilo no Jornal "A Voz de Alcochete" e nos programas das Festas do Barrete Verde e das Salinas. Mas sei que há trabalhos do Dr. Grilo noutras publicações um pouco espalhdas por todo o País. Será improvável que a antiga "Gazeta do Sul" não tivesse recebido nenhum trabalho do Dr. Grilo.
A melhor parte (que é a maior) da poesia do Dr. Grilo não está publicada.
Eu vi com os meus olhos que a terra há-de comer, nas mãos do neto, já falecido, António Carlos, um monte de largas centenas de folhas A4, cada uma com um poema dactilografado do Dr. Grilo. Onde estará este material?