28 maio 2006

Eu sou um homem livre

Que acontece quando digo que sou um homem livre?
A afirmação de que sou um homem livre é irredutível a qualquer representação. Esta irredutibilidade donde vem? De algo profundamente pessoal.
Mas o que é profundamente pessoal começa e acaba em mim? Se respondo que sim, embrenho-me na mais crassa imanência.
Pergunto: quem sou eu? Tão grande que possa negar Algo para lá de mim maior que eu? Esta inversão destrói a minha estrutura mais intrínseca. Sou pequeno. Por isso afirmo o não-demonstrável porque a verdade: há Algo para lá de mim maior que eu. Para esta ideia o nome mais comum é Deus.
Eu sou criado à essência de Deus, absolutamente irredutível a qualquer representação, razão por que ninguém viu Deus com os olhos da cara ou da mente. Estes olhos fazem registos. Ora a absoluta liberdade de Deus torna-O insubmisso a qualquer registo.
Portanto, quando digo que sou um homem livre, instauro-me pessoa, reflexo da Pessoa Suprema e totalmente livre que é Deus.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há Algo para lá de mim maior que eu? Há: Humanidade.

Anónimo disse...

Então por que não és livre?

Anónimo disse...

Livre.. de quê?

Anónimo disse...

I must admit, you brought Religion into my life.
I never believed in Hell until I met you.