16 maio 2006

Ideologia e denúncia

Eu estou convencido do triunfo da visão liberal do homem e do mundo em todo o planeta porque a força da liberdade é de longe superior à de todas as tiranias. Mas é esta convicção que me alerta sobre a urgência de não cruzar os braços e encostar-me às paredes.
Tenho que deixar o mundo melhor do que o encontrei. Nesta conformidade denuncio chavões responsáveis pelo sofrimento humano.
Não há a menor dúvida de que o humanismo antropocêntrico arreda a ideia de Deus; de que o cogito cartesiano nega Deus; de que o iluminismo e o positivismo são o endeusamento da razão e ciência respectivamente; de que a ideologia marxista é um nihilismo, isto é, a destruição dos mais altos valores humanos.
Sim, o marxismo é uma ideologia. Não é o mesmo paradigma científico e ideologia. É certo que têm elementos comuns, uma vez que a ideologia também é um conjunto de ideias, imagens, representações e valores que servem para interpretar o mundo. Porém, a ideologia distingue-se pelo seu carácter não científico. Ideologia é opinião. Sejam opiniões espontâneas do povo (modos de vida, valores, crenças, etc.), sejam opiniões manipuladas e impostas pelo Estado ou por grupos que acumularam o poder suficiente para impô-las.
Em conclusão, enquanto que o paradigma é algo fundamentalmente intelectual que parte do seio da comunidade científica, a ideologia é uma convicção intelectual que parte do interesse.

Sem comentários: