21 maio 2006

O maior desrespeito

O maior desrespeito é fazer que o outro esqueça Deus.
O que é que eu faço para fazer o outro esquecer Deus? Apresento-me como exemplo de mera imanência, horizontalismo de nada.
Não se pode separar a Transcendência da imanência e abraçar esta porque não se abraça nada.
Se o homem une a Transcendência e a imanência, fica com aquela e esta. Se as desune, fica sem nada.
Sempre que o meu exemplo é mera imanência, rebaixo o outro a nível do calhau. Ora há mais qualquer coisa para lá da coisa. No fundo, isto mesmo sabem todos os abutres que por aí pairam.
Cristo, mistério máximo, é para todo o homem a verdadeira dignificação. Mas não é com esta que os necrófagos atestam a insaciável voracidade, senão com a total desespiritualização dos homens. A estes oferecem o cogito, a glorificação da razão e da ciência, ideologias, ecologismos, seitas religiosas, esoterismos, ocultismos e tantas outras excreções humanas que tolhem a liberdade.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Então diz lá:
Que respeito pelo Outro há nessa grande alarvice sanguinária a que chamas Festa Brava e que defendes em nome da tradição?
Que tradição?
A tradição sado-masoquista do corpo mutilado?
O domínio do mais fraco, por 'respeito pelo Outro', claro!?
Que trancendência há nisso?
Só se for a da erecção dos que chafurdam na indignidade com os olhos postos 'na Transcendência'.
Sabes que a ti o 'cogito' fazia mesmo muita falta!! Era possível que te restituísse ao verdadeiro sentido da dignidade humana!

Anónimo disse...

«Quem quer que tenha no corpo sangue de teólogo fica desde logo, perante toda e qualquer coisa, em situaçao desonesta. Ao fundo patológico que daí resulta dá-se o nome de FÉ.(...) desta óptica falseada, aplicada a todas as coisas, se extrai uma moral, uma virtude, uma santidade, tranformando uma visão decadente em 'boa consciência' - já não se admite que uma outra óptica possa ter valor, senão a sacrossanta que apregoa "Deus", "redenção" e "eternidade", em lugar e em contradição com a liberdade humana.» Der Antichrist