29 agosto 2008

Tipologia dos Criticos do «Praia dos Moinhos»




Já lá vai algum tempo desde que iniciei a minha colaboração com o Praia dos Moinhos.
Ao longo deste período de colaboração constatei que muitos dos meus comentários , à semelhança aliás do que acontece com a maior parte dos residentes deste Blogue , são objecto de atenção de um grupo reduzido de «críticos» que lidam muito mal com o facto de existir um espaço onde se abordam questões pertinentes sobre Alcochete.
Para irritação de alguns , o «Praia dos Moinhos» tem sido um espaço onde , não só se apontam , sempre de forma fundamentada e muitas vezes documentada , defeitos à forma como os últimos executivos camarários têm «gerido» os destinos de Alcochete , como um espaço onde se apresentam sugestões alternativas que visam o bem de Alcochete e dos seus munícipes.
Passado todo este tempo, e depois de fazer uma análise ao conjunto dos comentários críticos aos «posts» aqui publicados nos últimos meses , sinto-me já em condições de identificar três tipos distintos de críticos do «Praia dos Moinhos».
Antes dos enunciar , devo advertir que alguns dos críticos deste espaço cometem a proeza de se enquadrar simultanemente em qualquer dos três tipos que pude identificar e que a seguir discrimino.
Assim:
1º- Crítico Tradicional
É aquele que prefere criticar os «posts» antes mesmo de aprofundar o assunto abordado, ou de tentar pelo menos entender porque é que quem os escreve perfilha determinada opinião. São na generalidade pessoas revoltadas que pensam que todos são «farinha do mesmo saco».

2º- Crítico que não gosta de ser criticado
É o tipo de critico mais comum deste Blogue. É aquele que não quer falar mal do que se escreve aqui mas sim falar mal de quem escreve. Adora comentar os «posts» para ridicularizar os outros, mas detesta ser ridicularizado. Tudo porque importa manter a imagem que tem de si próprio de «Senhor que merece ser respeitado», na qual acredita piamente que os outros têm de si.
3º- Crítico que gosta do que critica
É o que diz não gostar de ler o que se escreve no Praia dos Moinhos mas na verdade adora. Por mais que tente negar, mantém o hábito de aceder diariamente ao blogue e dizer que odeia o que na verdade gosta de ler. A partir de um determinado momento começa a criar coragem para ridicularizar e dirigir insultos pessoais aos residentes do Blogue e àquilo que afinal gosta de ler , mas que recusa admitir.
É pois com estes Críticos que temos de conviver.

Da minha parte devo dizer que óbviamente não desisto.

Sem comentários: