17 agosto 2008

A casa dos beirados


Esta é uma das casas mais belas desta terra de Alcochete.

Pertenceu ao administrador camarário Dias de Sousa, marido de Mariana Gonçalves.

Penso que a casa dos beirados, com entrada na Avenida da Restauração e janelas viradas para o Rossio, depois de várias vicissitudes, pertence hoje ao sr. Eng.º João Manuel Dias de Sousa, filho daquele administrador.

1 comentário:

Fonseca Bastos disse...

Recorro ao arquivo para recordar que a Casa dos Beirados é outro edifício emblemático de Alcochete, também classificado como de interesse arquitectónico.
É uma casa tipicamente portuguesa e distingue-se pelos beirais que lhe emprestam a designação, pelo equilíbrio arquitectónico e por ter ao centro, sob o óculo, um painel de azulejos recortados, azuis e brancos, figurando Nossa Senhora da Atalaia, coroada, com o Menino.
Foi um dos edifícios mais populares de Alcochete e protótipo de edificações mais recentes, nomeadamente uma existente na Fonte da Senhora.
O lado da Av. da Restauração é constituído pelo muro limitador do quintal interior, rasgado por porta com painel de azulejos recortados com a inscrição "Casa dos Beirados".
Trata-se de edifício residencial de propriedade privada, construído pelos anos 30 ou 40 do séc. XX.
Data de 1891 o primeiro registo urbano na Repartição de Finanças, respeitante a uma habitação térrea que existiu no mesmo local (visível em fotografias de inícios do século), demolida para a construção da actual.
A primeira proprietária foi, de facto, D. Mariana Gonçalves Dias de Sousa Rodrigues, instituidora da Fundação João Gonçalves Júnior (ver textos publicados neste blogue com data de 13 de Agosto de 2008).
A casa foi posteriormente vendida e adquirida, em 1989, pelo eng.º Dias de Sousa, que procedeu à restauração geral.

Fontes:
Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais;
Luís Santos Nunes, «Vila de Alcochete e seu concelho», 1972;
Luís Maria Pedrosa dos Santos Graça, «Edifícios e Monumentos Notáveis do Concelho de Alcochete», Lisboa, 1997.