07 agosto 2008

Livre-mercado e propriedade privada


Há uma estreita relação entre livre-mercado e propriedade privada.
Alguns dirão: este só agora descobriu a pólvora.
Não desanime, caro leitor, e veja se entre as linhas lhe apresento alguma descoberta.
Pois, só há livre mercado no pressuposto da propriedade privada porque aquele é um espaço de trocas. Ora eu troco com o outro o que é meu.
Portanto o livre-mercado está arreigado ao princípio de propriedade.
Ora se o comunismo está contra o livre-mercado, está também contra a propriedade privada. Até aqui continuo a não dizer nada de novo porque o Manifesto Comunista (1848) de Marx e Engels, defendendo o «imposto fortemente progressivo», não deixa margem para dúvidas nesta matéria.
Mas é aqui que eu encerro o meu texto com uma perguntinha: os bandidos que assaltaram a pequena fábrica de mosaicos de um amigo meu em Alcobaça, roubaram o que puderam e destruíram o resto, estão a favor da propriedade privada?

1 comentário:

Unknown disse...

O que eu quero dizer é o que toda a gente viu porque eu não sou mais inteligente que este ou aquele: a acção dos bandidos faz pairar a nuvem negra do medo sobre as populações. Estas, assim, vão sendo preparadas psicologicamente para a aceitação de um poder que, embora possa acabar com a liberdade, lhes garanta a segurança.
Remando mais terra à terra, os bandidos, na prossecução da minha tese, são utilizados a favor de um projecto de poder totalitário, razão por que a legislação em torno deles cada vez é mais laxista.