09 agosto 2008

Rerum Novarum e Quadragesimo Anno


Todo o estudo que se faça ao Estado Novo à revelia das grandes encíclicas sociais Rerum Novarum (1891) de Leão XIII e, sobretudo, Quadragesimo Anno (1931) de Pio XI sai inevitavelmente coxo.

Para ilustração, vejam-se estes dois parágrafos da Quadragesimo Anno: «81 - O primeiro objectivo que devem propor-se tanto o Estado como o escol dos cidadãos, o ponto em que devem concentrar todos os esforços, é pôr termo ao conflito que divide as classes, e suscitar e promover uma cordial harmonia entre as diversas profissões. 82 - É necessária uma política social, portanto, a fim de reconstituir os corpos profissionais. Actualmente a sociedade continua num estado violento e por isso instável e vacilante, pois se funda sobre classes que se movem por interesses desencontrados e, por consequência, dada a fraqueza humana, tendem com facilidade para a inimizade e para o conflito».

Portanto, como se verifica, a ideia do corporativismo já estava afirmada pelo Papa Pio XI na célebre encíclica que comemorava o quadragésimo aniversário da publicação de Rerum Novarum.


Sem comentários: