13 abril 2006

Pasquim de propaganda


Chegou-me, enfim, às mãos o prometido boletim informativo da câmara de Alcochete.
Não deveria ser o boletim do município? Creio que essa seria a opção mais lógica, mas lá para os lados do Largo de São João as mentes brilhantes estão-se nas tintas para a Assembleia Municipal e elas lá sabem porquê!
Em formato de crise – mais reduzido e com menor número de páginas que o anterior – mas pecadilhos e vícios idênticos aos do precedente:
1. Em 20 páginas há 22 fotografias do sr. presidente (o assessor de imagem descuidou-se com as gravatas do chefe?);
2. O boletim é da câmara e a Assembleia Municipal que se lixe!
3. A esmagadora maioria da informação é requentada e o sítio na Internet era bem mais conveniente e barato para a sua difusão atempada;
4. A oposição continua sem direito a intervir, contrariando várias recomendações do Provedor de Justiça e da extinta Alta Autoridade para a Comunicação Social.
Vejamos a edição em pormenor.
O editorial do sr. presidente tem 30 linhas e metade é dirigida ao interior da própria câmara. Eu percebo porquê e já escrevi sobre isso, aqui e aqui.
Nas restantes linhas, em substância nada diz. Fica-se pelas triviais promessas. E tem um penúltimo parágrafo confuso, que espero seja mero lapso.
Se ao fim de cinco meses de mandato ainda se anda às voltas com o planeamento estratégico – que, por sinal, estava esquematizado no programa eleitoral – estamos tramados!
Passo à página 8. Na coluna Breves, chamo a vossa atenção para algo que mostrarei um dias destes em pormenor: o magnífico arranjo paisagístico plantado no cruzamento da Rua 25 de Abril com a avenida D. Manuel I, em Alcochete. Contém 99% de casca de pinheiro e 1% de florinhas discretas. E ninguém reclama?
Na mesma coluna e página, sem que se justifiquem as razões da nova opção nem se esclareça o óbvio e mais relevante, fica a saber-se que, afinal, o centro escolar de São Francisco vai para outro lado. O que irá para o local onde está hoje um cartaz?
Na mesma página, notícia sobre o lítigio entre câmara e misericórdia a propósito do terreno da biblioteca. Também aqui o óbvio ficou no tinteiro. Que houve acordo, a gente já sabia. O que não se sabe e deveria ser esclarecido, depressa, eram os termos exactos desse acordo.
Página 9, centro de saúde de Samouco. Câmara vai gastar, pelo menos, 141.500 euros (28 mil contos e uns trocos) para construir um edifício provisoriamente destinado a essa função. Se e quando o Ministério da Saúde construir outro edifício, este será reutilizado para fins diferentes. Não haverá alguma precipitação na decisão?
Página 11, Centro de Dia de São Francisco. Afinal, já não vai para junto dos arcos. Irá para onde? É segredo! Mais uma vez, o óbvio ficou no tinteiro.
Não sei se quem acreditou nas promessas e votou na CDU ficará satisfeito com este boletim, mas eu – que confesso ter votado em branco mas terei também de o pagar – considero-o inadmissível peça de propaganda e de promoção de pessoas que me desiludem, definitivamente, ao omitirem informação muitíssimo mais importante.
Este boletim é o primeiro contacto directo de eleitos que prometeram transparência, diálogo e democracia participativa. Mas nada esclarecem e limitam-se à agenda da câmara. Estamos conversados.
De uma vez por todas, alcochetanos, metam isto na cabeça: ou dão um safanão nesta gente ou só terão conseguido mudar as moscas!

9 comentários:

Unknown disse...

Aqui está uma boa radiografia ao miserável Boletim Informativo da Câmara.
Eu estava à espera de coisa fraca, mas não tanto!
Um horror!

Unknown disse...

Os outros esbanjavam à fartazana; estes são miserabilistas. Reflictam os meus amigos um pouquinho e vejam como ambas as coisas são o mesmo!

In Via disse...

Se se preocupassem os edís desta terra com ela, em vez de gastarem os dinheiros públicos em publicações de pura propaganda, despende-lo-iam em manter limpa a praia, por exemplo...

Anónimo disse...

Refere no texto, considerações sobre o Assessor de Imagem, mas certamente é um lapso, pois este demitiu-se já há um mês, para aí. E parece que que o Gabinete de Informação, está á deriva, sem coordenador...Despediu-se. O que é inédito, nos tempos que correm e certamente não foi de ânimo leve!

Até parece que o senhor era profissional, mas...!

Os Assessores não salvam, ajudam!


C. Paulino

Anónimo disse...

Domingues fica com azia quando lê verdades. Acontece a muitos.
Tome um alka-seltzer que isso passa!

Unknown disse...

C. Paulino, fiquei feliz por te ver aqui.
Se quiseres, manda-me um e-mail para jjsmarafuga@gmail.com
Entretanto (desta vez cabe-te a ti), explica ao teu velho professor o que é um assessor de imagem. Por mais voltas e reviravoltas que dê dentro de mim, não consigo ver o que seja! Defeito meu ou virtude?

Anónimo disse...

O Que é um assessor de imagem?

È aquele profissional, que desenha e acompanha em termos profissionais toda a Comunicação para o exterior e interior, directa e indirectamente.

Desculpem, mas todos sabem o que são e para que servem, ninguém os despensa e os bons são poucos e muito requisitados.

Direita, Centro e Esquerda, todos têm assessores de imagem, aliás sempre muito bem pagos, o que não deve ser o caso em Alcochete, com a crise que dizem ter, mas não demostram?!...

Mas ao que parece na Câmara de Alcochete, nunca houve um assessor de imagem, mas um Coordenador do gabinete de informação, que sempre houve, até noutros tempos e no antigo executivo PS. Só a pessoa agora parecia ser mais competente e habilitada, mas o que é certo e verdade é que foi-se embora, deixando o tal serviço sem coordenador.

Já ouvi dizer que foi para não ter de aturar o génio e o humor de alguém! Quem? Não sei. Aceitam-se apostas.
Ou será que foi por...

Ana Pires

Unknown disse...

Peço então perdão! Julgava que fosse algum assessor da máscara.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.