20 abril 2006

Bom exemplo de recuperação


Tenho um saco cheio de promessas de recuperação da magnífica orla ribeirinha do concelho de Alcochete, embora não veja nem um centímetro de obra feita. E não me contento com aquela amostra em curso na Praia dos Moinhos.
Já se prometeu de tudo um pouco (de circuitos pedonais a vias para ciclistas, passando pela requalificação ambiental do espaço entregue à Fundação das Salinas do Samouco) e, inclusive, algo que me desagrada: hotéis no lugar das antigas secas de bacalhau.
Temos um dos mais longos e belos panoramas sobre o Tejo (são cerca de 9kms do Sítio das Hortas à Praia de Samouco), mas inaproveitados, abandonados e improdutivos, apesar de me parecer que, com imaginação e o planeamento adequado, dessa obra poderia fruir a generalidade da população. E creio ser possível autofinanciá-la, através da concessão de espaços e das infra-estruturas de apoio.
Por motivos que não vêm ao caso, ultimamente a minha vida está dividida entre Alcochete e Coimbra. Há cerca de uma década que não revia em pormenor a cidade do conhecimento, que cresceu e se modernizou sem abandonar, destruir ou adulterar, aparentemente, alguns dos seus ex-libris.
Há dias, sentado numa esplanada do novo e magnífico Parque Verde do Mondego – construído no prolongamento do exemplarmente conservado Parque Manuel Braga, junto à margem direita do rio (aquela em que se situa o centro histórico da cidade) – dei comigo a pensar quantos novos empregos, negócios e atractivos ganharia Alcochete se alguém passasse das promessas aos actos e tratasse da recuperação da jóia do nosso concelho, a sua orla ribeirinha.
Era minha intenção colher meia dúzia de imagens para vos mostrar o tal Parque Verde do Mondego mas, como na Internet se encontra quase tudo o que é preciso, deixo-vos esta preciosa página como referência, por conter belas imagens captadas por Dias dos Reis, um artista da fotografia que não conheço (é também dele a imagem acima, que reproduzo com a devida vénia).
Consultem atentamente as imagens que indiquem Parque Verde do Mondego (ou Parque do Mondego) e o Parque Manuel Braga.
O primeiro (com cerca de 400.000m2) é novo e nem sequer está ainda totalmente concluído. O segundo é antigo e conhecido, mas continua bem tratado e conservado.
Parece-me serem dois bons exemplos, para Alcochete, em termos paisagísticos.
Digam-me se preferem o que temos ou o que se fez em Coimbra.

Sem comentários: