23 abril 2006

Os 10 mandamentos do Manifesto Comunista

Depois de uma breve introdução, Marx divide o corpo do Manifesto em quatro partes, a saber, Burgueses e Proletários, Proletários e Comunistas, Literatura Socialista e Comunista, Posição dos Comunistas diante dos Diversos Partidos de Oposição.
No fim da segunda parte (Proletários e Comunistas), Marx expõe as 10 medidas «...indispensáveis como meio para transformar radicalmente todo o modo de produção» (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto Comunista, Alianza Editorial, Madrid, 2004).

1 - Expropriação da propriedade da terra e emprego da renda da terra em proveito do Estado.

2 - Imposto fortemente progressivo.

3 - Abolição do direito de herança.

4 - Confiscação da propriedade de todos os emigrantes e rebeldes.

5 - Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo.

6 - Centralização, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte.

7 - Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoria das terras cultivadas, segundo um plano geral.

8 - Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.

9 - União do trabalho agrícola e industrial e medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo.

10 - Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas. União da educação com a produção material.

Aqui há uma infinidade de perguntas a fazer. Limitar-me-ei a duas ou três. Se me obrigam a renunciar ao direito de herança, não me obrigarão a renegar o meu próprio sangue? Quem são os rebeldes para os comunistas? Poderia ser alguém como eu que tenta desmistificá-los?
Dirão algumas pessoas que o comunismo de hoje em dia nada tem a ver com as 10 medidas deste Manifesto. Ora é exactamente esta medonha ilusão que dá o triunfo ao mesmo Manifesto. No fundo, embora bem camuflada, a vocação de qualquer partido comunista à face da Terra consubstancia-se nas teses defendidas por Karl Marx e Friedrich Engels no célebre opúsculo.

2 comentários:

Rita de Cássia disse...

Muitos não sabem, mas Adolf Hitler era marxista, ele não era comunista, pois as duas coisas não são sinônimo, mas percebe-se que ele fez na Alemanha tudo o que está presente nos dez pontos do Manifesto Comunista.

Unknown disse...

Rita, muitos não sabem porque isso é um puta erro.