23 abril 2006

Cobrador de promessas

Há tempos, tinha prometido começar a cobrar promessas eleitorais da CDU para o município de Alcochete. Passou o tempo suficiente para recordar algumas devidamente datadas, pelo que chegou o momento de perguntar se estão concretizadas.
Algumas são vagas e abstractas, outras compreendem-se facilmente.
No Eixo Estratégico 1, Gestão Integrada para o Desenvolvimento Autárquico (GIDA) – definido com a finalidade de "Garantir a modernização da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias, capacitando-as para a eficácia e eficiência dos serviços e produtos por elas prestados, no âmbito de um Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança (SIQAS), promovendo a qualificação e satisfação dos seus trabalhadores e assegurando mais e melhor serviço público" – indicam-se objectivos operacionais e acções concretas devidamente datados.
No primeiro objectivo diz-se explicitamente: "Criar uma área sectorial, até ao 1.º trimestre de 2006, responsável pela coordenação, implementação e gestão da nova Arquitectura no âmbito do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança, identificando e descrevendo:
"a. As principais preocupações estratégicas e operacionais das autarquias;
"b. Os processos e respectivos procedimentos associados;
"c. Os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação em uso".
Quanto ao segundo objectivo, escreve-se o seguinte: "Aplicar, de forma sistemática, ferramentas da qualidade com vista à descrição e posterior implementação de processos de gestão mais eficientes e eficazes:
"a. Simplificação e desburocratização dos procedimentos organizacionais em vigor;
"b. Implementação de planos de melhorias ao nível do atendimento ao cidadão, na recepção e encaminhamento de reclamações e na maior rapidez e eficácia na resposta às solicitações dos munícipes".
Façam o favor de demonstrar que isto está concretizado.

Sem comentários: