30 abril 2006

O totalitarismo é a vocação do comunismo

O totalitarismo é a vocação do comunismo porque esta ideologia política é a negação de Deus, isto é, a negação da Alteridade Suprema.
Mas quem nega a Alteridade Suprema, por efeito inexorável, nega também o outro.
Negar o outro é exercer domínio (libido dominandi) sobre o próximo. Daqui ao totalitarismo já está dado o primeiro passo.
Há quem pense que pode negar Deus sem cair no desprezo pelo outro. Eu digo que é impossível porque ninguém pode negar Deus sem se negar a si próprio. Ora como alguém se pode negar a si próprio e respeitar o outro?

NOTA: a palavra alteridade deriva do latim alter que significa outro.

5 comentários:

Anónimo disse...

As expressões:
"Há quem pense que pode negar Deus sem cair no desprezo ao outro. Eu digo que é impossível porque ninguém pode negar Deus sem se negar a si próprio."
carecem de demonstração!
Caso contrário são expressões de fé e por isso escapam à lógica racional.
E se escapam à lógica racional não têm o valor que a linguagem com que são expressas sugerem ter.
São meras manifestações do tipo que se quizer menos o racional!

Unknown disse...

Anónimo, dá o rosto que eu dou o meu!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caro Marafuga, o anónimo lá de cima sou eu!
Foi um lapso meu na inserção do comentário, peço desculpas...

Unknown disse...

Ribeiro, como certamente reconheceu, o post "Duas nótulas" pretende dar resposta ao seu comentário lá em cima.
Como tentei dizer, as problemáticas de Deus e da Fé escapam a uma análise que utilize só e apenas a razão, embora esta não seja prescindida por aquelas.