07 abril 2006

A Escola El-Rei D. Manuel I

No ano lectivo de 1964/65, por iniciativa do Padre José Gonçalves dos Santos, no edifício onde actualmente funciona a Biblioteca Municipal, abre o Ciclo Preparatório da TV, frequentado por largas dezenas de alunos, e onde deram aulas, além daquele sacerdote, os professores Francisco Leite da Cunha, Maria José Valle e Pina, Maria Adelaide, Odete Correia, Maria do Carmo Martins Lavrado, etc.
Depois, no ano lectivo de 1969/70, como o número sempre crescente de alunos o justificasse, é criada no Valbom a «...Escola Preparatória d'El-Rei D. Manuel I, graças ao patrocínio dos ministros das Finanças e da Educação Nacional e ao valiosíssimo apoio do subsecretário de Estado da Administração Escolar, Dr. Justino Mendes de Almeida...» (cf. Diário de Notícias de 01/06/1970).
Actualmente, a Escola El-Rei D. Manuel I, situada na Avenida da Restauração desde o ano lectivo de 1984/85, enfrenta problemas que não vou expor no prolongamento dos nobres factos históricos acima referidos. Só digo o seguinte: esta nossa escola básica é um espaço sacrossanto com uma tradição que ultrapassa os 40 anos, razão por que não pode servir interesses menos claros seja de quem for.
Acabo, deixando a minha solidariedade inequívoca ao actual Conselho Executivo presidido pela Dr.ª Ana Fidalgo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez seja bom irmos chamar Salazar novamente, assim como o seu ministro da educação. Talvez eles e só eles façam daquela instituição um lugar sacrossanto. Mas é de um lugar sacrossanto que os nossos alunos precisam? Ou de uma escola moderna, transparente, bem gerida e focada no interesse dos próprios alunos? É que se for um lugar sacrossanto que os nossos alunos precisam, então podemos fazer uma lista, pois eles existem em Alcochete. Não são espaços de formação lectiva, mas também cumprem com uma função de formação social muito importante.