30 abril 2006

Duas nótulas

O homem não foi feito à imagem e semelhança do Mal.
O homem foi feito à imagem e semelhança do Bem, isto é, de Deus: «Façamos o homem à Nossa imagem, à Nossa semelhança...» (Gén., 1, 26).
Quando a Bíblia afirma que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, tal afirmação quer dizer que o homem foi feito à Essência de Deus.
Portanto, quando o homem nega Deus, nega-se a si próprio porque recusa ser partícipe da Essência de Deus, fundamento de aquilo que o estrutura.

A minha está unida à minha razão e esta àquela. Ao encontro deste equlíbrio vem toda a Teologia da Igreja Católica desde o princípio.
Fé sem razão é nada. Razão sem fé nada é.
Tanto nos lança no abismo a fé sem a razão como a razão sem a fé.
A minha fé assenta na razão da Cruz, união da Eternidade e do tempo, do Infinito e do finito, da Transcendência e da imanência, do Espírito e da carne.
A minha razão assenta na fé de Algo para lá de mim maior que eu.
A fé ilumina a razão, mas esta regula a luz da Fé.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fonseca Bastos disse...

http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2006/04/pasquim-de-propaganda.html

http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2006/04/olho-vivo.html