02 julho 2009

Números surpreendentes

Finalmente, consegui encontrar informação actualizada sobre o número de funcionários ao serviço do município de Alcochete no ano corrente: são 419.
Com contrato por tempo indeterminado são 308 e com duração determinada são 111.
Temos um funcionário municipal por cada 40 residentes.
Por estas e por outras, conforme referi aqui os encargos com pessoal representaram 51,13% das despesas totais do nosso município em 2006. Nesse ano, a média nacional foi de 30,71% e a da Península de Setúbal de 43,59%.

Andei em busca de dados comparáveis e descobri uma notícia de 2007, baseada numa tese de doutoramento, segundo a qual a câmara de Lisboa tinha então dez trabalhadores por cada mil habitantes.
A notícia classificava a câmara da capital como "recordista no número de funcionários per capita", acrescentando que "em Madrid e Barcelona, esse ratio é de cerca de metade, no Porto não chega a sete e mesmo municípios onde os índices de satisfação dos habitantes são altos, como Oeiras, não há sequer oito trabalhadores por mil habitantes".

Que dizer então de Alcochete, cujo município tem quase 25 funcionários por cada mil habitantes?
E qual será o índice de satisfação dos habitantes de Alcochete em relação ao seu município?

10 comentários:

Paulo Benito disse...

Acho muito interessante a informação que Fonseca Bastos partilha connosco.

No meu ponto de vista, a função de uma autarquia passa por definir políticas/directrizes e fiscalizar a sua implementação.
Isto significa que a implementação pode ser passada para outras entidades, após um processo de selecção com regras claras e transparentes. O outsourcing destas actividades deverá ter níveis de serviço previamente definidos e acordados. Naturalmente que este processo tem de passar por uma fiscalização/monitorização, sujeita a penalidades por eventuais incumprimentos.

Esta abordagem tem a vantagem de libertar os recursos da Câmara e de permitir gerir a componente da implementação operacional a partir de indicadores objectivos, mensuráveis e passíveis de serem confirmados.

Imagino que o número de funcionários existente no município, decorre das políticas existentes nos últimos mandatos. Não me parece credível que se deva ao executivo actual a responsabilidade total dos números apresentados.

Zeferino Boal disse...

Caro Paulo

Só uma mera informação. Este executivo aumentou o número de efectivos.

Fonseca Bastos disse...

Penso que M.Saturnino ainda consulta este blogue, o qual poderá esclarecer melhor algo que cito de memória: em 2005 a câmara tinha 315 funcionários.

Helder Fráguas disse...

Perguntas pertinentes.
Helder Fráguas

Fonseca Bastos disse...

Numa intervenção registada mais acima, Paulo Benito aponta um rumo que, visivelmente, não tem sido seguido pelos autarcas com funções executivas no nosso município.
Por escassez de recursos faz-se cada vez menos e recorrendo a empréstimos bancários, embora no dia-a-dia continue a gastar-se à larga em futilidades e inutilidades e se empregue mais e mais gente.
O rumo destes autarcas parece-me errado, muito mais nas actuais condições económicas e financeiras do concelho, do país e do mundo.
Estamos a três meses de decidir o nosso futuro imediato e quem são e onde estão as alternativas políticas?
Que garantias nos dão de fazerem diferente e melhor?
Que programas se comprometem a cumprir?
Que compromissos de honra assumem perante os eleitores?

Unknown disse...

Como diz o sr. Dr. Juiz Helder Fráguas, o sr. Bastos no seu texto e no próprio comentário ao seu texto, faz "perguntas pertinentes".

Rogério P S Silva disse...

Este executivo CDU reduziu substancialmente o número de contratados a prazo, que no executivo anterior (PS) legalmente poderiam originar perda de mandato do então presidente. Quando digo que reduziu os contratados, quero dizer que deixaram de ser precários, estando actualmente efectivos na CMA.
Obviamente que foi o executivo PS que entupiu a CMA com "boys" e "girls"! Este entupimento também está plasmado noutras instituições de referência no concelho!

Unknown disse...

Já agora convido o Sr.João das Regras e os visitantes do Praia dos Moinhos e lerem este texto no Alcochetanidades:

http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/06/sinais-de-exploracao-humanacamara-de.html

Paulo Benito disse...

Será que as pessoas inseridas no POC, o Plano Ocupacional de Emprego, referido no blog alcochetanidades, estão a ser contabilizadas como recursos camarários?
A inclusão ou não dessas pessoas no indicador "número de funcionários" afecta as leituras que fazemos.

Paulo Benito

Fonseca Bastos disse...

Caro Paulo Benito:
Se seguir a primeira hiperligação do meu texto (que remete para a acta da sessão de câmara em que o assunto foi tratado) verificará que esses são extra-quadro.