19 julho 2009

Pôr o dedo nas feridas

Um grupo de cidadãos insatisfeitos com os conteúdos e a qualidade do debate político-partidário, pretende lançar para a discussão partidária que antecede as eleições legislativas e autárquicas uma agenda de prioridades.
As propostas estão reunidas no manifesto “O nosso presente e o nosso futuro: algumas questões prementes”, um documento de 27 páginas em que é feito um diagnóstico da situação actual de cada área.
Chamo a atenção para o documento e dele transcrevo adiante algumas frases que me parecem directamente aplicáveis em Alcochete, porque:
- Também iremos ter propostas eleitorais avulsas a que ninguém ligará a mínima importância porque a descrença é demasiado generalizada;
- Aqui a democracia representativa também está de facto esvaziada e não se sabe ao certo quem é que ela representará no futuro;
- Há muito que se cavou um fosso entre as pessoas concretas e o sistema político do qual apenas alguns se servem;
- Localmente, o sistema democrático não representa verdadeiramente necessidades, anseios, interesses de todos os cidadãos e muito menos promove o bem comum;
- Está coarctado o exercício da cidadania activa – que excede amplamente o voto – porque a participação de todos, em momentos regulares, nunca influiu nas decisões políticas;
- Também aqui a democracia representativa tem colocado as vozes cidadãs na modalidade 'sem som'. Não há democracia autêntica mas autocracia disfarçada;
- Também aqui a cultura política e administrativa dominante tende a considerar o envolvimento público mais como um bloqueio à eficácia da acção política do que como uma legítima e útil contribuição.

Segue-se a transcrição completa de frases do manifesto que me parecem mais directamente aplicáveis ao meio local, lamentando que o documento não se debruce sobre a problemática do poder autárquico:


"Estamos em vésperas de eleições. Os cidadãos, mulheres e homens, poderão ficar, mais uma vez, perante um menu diversificado de propostas avulsas, raramente bem esclarecidas e coerentes, sem terem em seu poder os dados necessários para fundamentarem e fazerem as suas escolhas.
"Continuarão alienados pela retórica dos discursos e cada vez mais descrentes quanto à importância do seu voto".

"A democracia representativa corre o risco de vir a ficar esvaziada, não se sabendo ao certo quem é que ela de facto representa. Com a classe política 'na posição inversa à que devia ter no corpo social', abre-se cada vez mais um fosso entre as pessoas concretas do país e o sistema político do qual apenas alguns se servem. O que faz falta é que o sistema democrático represente
verdadeiramente necessidades, anseios, interesses de todos os cidadãos e tenha condições para promover o bem comum.
"O exercício de uma cidadania activa excede amplamente o voto, significando a participação de todos, em momentos regulares, nas decisões políticas do país".

"Para além do voto, a democracia representativa tem colocado as vozes cidadãs na modalidade 'sem som', procurando até minimizar ou mesmo não ouvir as massivas expressões de rua, nas manifestações de protesto. Uma democracia que não ouve o povo é uma contradição nos próprios termos, tornando-se numa autocracia mais ou menos disfarçada.
"Há que repensar as formas de um exercício democrático, com uma cidadania e um espaço público com expressão política. Isto requer que os partidos e a governação conheçam a actual constituição da população deste país e quais as novas referências que alteram a relação dos cidadãos com a política".

"Todavia, constata-se que a cultura política e administrativa dominante tende a considerar o envolvimento público mais como um bloqueio à eficácia da acção política do que como uma legítima e útil contribuição.
"Em muitos casos as instituições estão desfasadas em relação aos desafios actuais, de uma sociedade da informação, do conhecimento e do risco".


As questões ficam lançadas. Responda quem tiver coragem política para analisar e reflectir sobre realidades concretas locais que, garantidamente, pesarão muitíssimo na maior abstenção de sempre em democracia.

Sem comentários: