17 julho 2009

E as Empresas do Concelho?

Gostaria hoje de reflectir sobre a notícia do Jornal de Alcochete que diz respeito à obra no campo desportivo da Escola do Monte Novo.

Finalmente, e após queixas na ASAE, denúncias da Associação de Pais e do candidato do PSD, Jorge Borges da Silva, parece que a Câmara Municipal irá finalmente avançar com obras de requalificação do campo desportivo do estabelecimento de ensino.
Segundo o JA, a adjudicação foi feita à Fabrigimno pela verba de 9055,50 euros, verba esta que será paga pelo Instituto do Desporto de Portugal e pela Federação Portuguesa de Futebol. Contra este tipo de protocolos não estou nem nunca estarei, mas gostaria de deixar duas perguntas pertinentes:

Será que para se fazer obra neste concelho, será sempre necessário haver quem pague as obras? Não tinha a Câmara Municipal os 9000 euros necessários à execução da Obra?

Uma outra questão muito importante prende-se com a adjudicação da obra à Empresa Fabrigimno...
Foi a Câmara que adjudicou directamente ou foram as entidades que pagaram?
Não havia no concelho uma empresa que até já doou à Câmara um outro campo de jogos noutra escola?
Não deveria essa empresa ser consultada sobre este assunto?
Será que foi?
Ou será que nem sequer se tiveram a amabilidade de a consultar?

Todas estas são questões que gostaria ter respostas por parte de alguém da Câmara Municipal, ou será pedir muito?

Já agora aproveito também para fazer uma outra pergunta ao executivo camarário:
A venda dos bilhetes para a Feira de Alcochete só rendeu 350 euros?
É que esse foi o último subsídio atribuído à Cercima pela Câmara Municipal (fonte Jornal de Alcochete).


1 comentário:

Fernando Pinto disse...

Caro Sérgio e demais bloguistas,

No que concerne à sua última questão, que urge de uma resposta única e exclusivamente oficial, entenda-se por parte da edilidade, cumpre-me deixar aqui algumas indicações para que possamos todos reflectir e posteriormente tirar algumas conclusões:

in"Jornal de Alcochete, de 15/07/09"
A Câmara Municipal de Alcochete aprovou por unanimidade, na reunião de quarta-feira passada, a atribuição de vários subsídios para as associações e colectividades do município no âmbito dos Programas de Apoio às Actividades Pontuais e à Beneficiação e Manutenção das respectivas Instalações Sociais.

A Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete (CERCIMA) recebeu 350 euros, para apoio à elaboração do projecto de segurança das instalações do CATLA, no Bairro da Coophabital em Alcochete, tendo em vista à sua reconversão para Centro Comunitário.

Por esta noticia, conclui-se que o valor de 350 euros não reflecte a verba a atribuir à Cercima na sequência das entradas pagas na Feira d'Alcochete... do Cavalo, do Fado e do Forcado, realizada entre os passados dias 21 e 24 de Maio na Fábrica do Alumínio.

Sendo assim e com base em várias declarações públicas do executivo camarário, tais como:

"O grande número de expositores e os espectáculos de qualidade levaram as pessoas a pagar de bom grado os bilhetes de entrada (apenas de dois euros), cujas verbas revertem a favor da Cercima."-Palavras do Vereador Paulo Machado.

"O ingresso custa 1,50 euros durante o dia e 2 euros à noite, valor que reverte a favor da Cercima, uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Para uma pessoa que venha à feira divertir-se e desfrutar daquilo que vamos oferecer, 1,50 euros por dia não é assim tão significativo, afirma João Neto - Presidente da Associação Equestre de Alcochete.

"A entrada no certame implica a aquisição do bilhete solidário no valor de €1,5 ou €2, se for adquirido durante o dia ou à noite, respectivamente que reverterá a favor da CERCIMA para a construção de um lar residencial – Casa dos Duques."
Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Alcochete

"Pela primeira vez, terá se pagar a entrada na feira. “Tratam-se de ingressos solidários porque o lucro reverte a favor da construção do Lar residencial Casa dos Duques da Cercima”, explica Paulo Machado. A Cercima é uma Instituição Particular de Solidariedade Social local, do Montijo e Alcochete, e está neste momento a angariar fundos para a construção de um lar para pessoas com deficiência mas autónomos, na freguesia de São Francisco, em Alcochete. “Entendemos que esta seria uma forma das pessoas se associarem directamente a esta causa”, sublinha o vereador da cultura."

Face ao acima referido, pergunto eu...existem dúvidas??
Onde está o valor a atribuir à CERCIMA??