05 julho 2009

Bimbos



Respeitando a capacidade intelectual de cada um, as suas ideias e crenças, acho uma
horroridade "desenterrar" o Poço de São João. E chamo bimbo a quem acordou com essa ideia.
Imaginem "desenterrar" todo o santo elemento desaparecido ao longo dos tempos. Havia de ser bonito.
Mais, o largo de S.João não tem
ponta por onde se pegue , totalmente despido de integridade com a evolvente.
Pior ainda, se olharem para as fotos antigas, realmente o poço até funciona como ponto chave no desenho onde está inserido, mas é totalmente descabido na zona onde o querem "desenterrar". Como é que não entendem a razão de ser das coisas. Parece o topo da televisão ali da Dona Amélia, com o
napron, o buda, a santa, e a foto do casamento.
Aproveito para deixar mais duas ideias: o largo de S. João é o unico espaço publico digno de ter alguma potencialidade para funcionar como tal; em Alcochete não existe critério na concepção do espaço publico, nunca houve, e a continuar assim nunca vai haver. Os Barris são uma aberração, os Flamingos são uma aberração, toda a politica urbana em Alcochete e arredores é uma aberração. O único espaço que felizmente ainda consegue ser digno é o centro histórico, e mesmo assim lá aparece uma aberração.
Aconselho então a ler o livro "A Imagem da Cidade" de Kevin Lynch , se alguém responsável da CMA e em particular do pelouro do Urbanismo e Imagem Urbana ler isto .. leiam o livro. Ou perguntem aos técnicos (Arquitectos e Urbanistas) de que se trata este livro (e esses leram de certeza .. mas provavelmente a decisão foi politica e com muito pouco bom senso.)
E por ultimo, não confundam as coisas: o poço existia para fornecer agua a população e aos animais, pensem um bocadinho se isto tem algum cabimento hoje em dia. Uma coisa é a manutenção de um ícone histórico que de alguma forma ainda existe, outra coisa é o Kitsch
ismo. Bimbos!

5 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Bruno Rosa dá a cajadada arquitectónica que faltava.
Tomei a liberdade de acrescentar uma imagem que clarifica o quarto parágrafo do texto.

Anónimo disse...

Já agora, alguém foi ouvido sobre o que acha do projecto? (Em termos de população). É que isto é que é grave... afinal o que é o Comunismo?

:)

Unknown disse...

O que os homens da Câmara vão fazer é, DE FACTO, devolver o Poço de São João aos alcochetanos.
O poço que está a ser exumado é, na realidade, o de São João.
Durante muito tempo, o poço estava lá "em baixo" com uma placa de cimento a tapá-lo. Por cima foi feito um canteiro de flores ao estilo clássico que deixava ver o brasão de Alcochete através do recorte de plantas que se prestam para esses efeitos. Isto tudo foi destruído nos anos 80 por Miguel Boieiro com muita pena dos mais velhos que ainda hoje não lhe perdoam a veleidade. Foi quando o referido autarca comunista virou o largo de São João de "pernas ao ar", mandando encher de terra o poço. É essa terra que agora está a ser tirada (até creio que já acabaram de a tirar). Essas obras do largo de São João foram muito polémicas, não me lembrando eu de quem dissesse bem delas.
Segundo dizem os nossos velhos do Largo de São João, completamente descoroçoados, é que o poço vai levar um tampo de vidro em cima (não sei se com alguma elevação do chão ou sem ela) e luzes por dentro para que poçamos ver a água lá no fundo.
Finalmente, recomendo muito cuidado a todos os intervenientes nesta matéria porque o Poço de São João é um símbolo poderoso nesta terra de Alcochete. Não há poeta local que não o tivesse celebrado nem fadista que não o cante.

Bruno Queimado Rosa disse...

Bom ... não deve ser um buraco no chão com agua e um vidro nível da cota do chão. Pela imagem o poço ainda está elevado sobre um patamar com 3 níveis e tem uma bacia e uma roda que devia servir para ajudar a elevar a água até á bacia. Ainda tem um elemento vertical de considerada altura. E que relação vai ter com a estátua do Padre Cruz, elemento central do largo ? O problema não é o valor que o poço possa ter com a identidade do local, o problema é que essa identidade dificilmente vai ser reconhecida conforma está definido o Largo de São Joao .. que já foi o largo do Poço. Sugiro então retirar a estátua do Padre Cruz, redesenhar o largo centralizando o poço ... a estátua e o poço ... não sei não, só vendo então e depois tirar uma conclusão ... ou ver já para perceber como vai ficar. Onde está o projecto ?

Unknown disse...

Corrigenda: não se esvreve "poçamos", mas sim POSSAMOS.
Sem querer, passei de "poço" ao erro gráfico "poçamos".
Também tenho o direito de me enganar, o que não me desobriga de pedir a todos desculpa.