27 julho 2009

História do pavilhão gimnodesportivo

O Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete nasceu num picadeiro do Valbom e teve projecto definitivo aprovado em 1972, sendo inaugurado no início de 1974.


Correspondendo a uma aspiração antiga e vivamente sentida pela juventude da terra, particularmente do sector escolar, ao cessar o exercício do cargo de vice-presidente da Câmara Municipal e ser chamado a desempenhar as funções de subsecretário de Estado da Juventude e Desportos no governo de Marcelo Caetano, o dr. Elmano Cruz Alves – pessoa com afinidades e raízes familiares no concelho – a 12 de Janeiro de 1970 proferia o despacho que criava o Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete.
Ao mesmo tempo atribuía-lhe o primeiro subsídio, para adaptação a ginásio do picadeiro da Quinta do Valbom, adquirido pelo município para a instalação provisória da Escola Preparatória d'El-Rei D. Manuel I. Tratava-se de uma solução de recurso, para permitir a utilização imediata pela população jovem.
Após deixar o Governo o dr. Elmano Alves continuaria a interessar-se pelo processo do pavilhão de Alcochete, junto do Director-Geral dos Desportos, dr. Armando Rocha, e do seu sucessor no cargo de subsecretário, dr. Augusto de Ataíde.
Em 1972 seria aprovado o projecto da construção de raiz do actual pavilhão gimnodesportivo, sendo as obras iniciadas de imediato e ficando a cargo da Câmara Municipal de Alcochete, com a comparticipação financeira do Ministério da Educação Nacional, do Fundo de Fomento do Desporto e do Ministério das Obras Públicas.

O novo pavilhão seria solenemente inaugurado na festa comemorativa da restauração do concelho, a 15 de Janeiro de 1974, com a presença do dr. Augusto de Ataíde e demais entidades oficiais.

O pavilhão tem capacidade para 600 espectadores e uma área útil de 40x20 metros, estando dotado de balneários e sanitários. Todas as colectividades sedeadas na vila, praticantes de várias modalidades (nomeadamente futsal e andebol), o utilizam para treinos e competição.
Nos últimos anos beneficiou da colocação de novos pavimento e cobertura, da instalação de aparelhagem sonora, da remodelação do sistema de aquecimento de água e de pintura de interiores e exteriores.
Durante 26 anos foi o único gimnodesportivo coberto do concelho – até à inauguração do pavilhão de Samouco, em 2000 – e durante 30 anos foi também único na vila, realizando-se nele as aulas de ginástica da Escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I a partir do 7.º ano de escolaridade.
É curioso o testemunho do dr. Elmano Alves, que diz desconhecer e nunca ter entrado no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete.

3 comentários:

Melo disse...

B.F:
Boa tarde.

Achei bastante importante esta história, em relação a este assunto, pois a maioria dos minìcipes Alcochetanos não conhecem a origem e o percurso do processo que, deu origem a construção desta infra-estrutura desportiva.
Aquando a sua construção, era eu uma criança muito nova, mas, recordo-me da construção, porque morava muito perto.
Este bem, mudou a vida de muitos jovens, onde me incluo também, possibilitou a muitos jovens para a prática desportiva assídua.
Durante estes últimos trinta e tal anos, estou de alguma forma ligado a esta infra-estrutura, como atleta, arbitro e técnico na modalidade de andebol.
É de salutar este artigo a que V.Exª insere neste blogue, recordando os responsaveis por este grandioso bem e património desportivo, onde milhares de jovens e DULTOS, TODOS OS DIAS DESFRUTAM DESTE ESPAÇO DESPORTIVO, onde a prática desportiva assídua, seja de lazer ou competição.
Bem ajá por esta notícia que também fiquei a conhecer um pouco mais sobre a minha terra.

Obrigado A.melo

Fonseca Bastos disse...

Caro A. Melo:
Grato pelos elogios, mas nunca me agradeça nada. Faço o melhor que posso e sei.
Há mais histórias idênticas para recordar.
Cumprimentos.

Melo disse...

Caro F.B:

Ao agradeçer a V.Exª, foi com o intuito de, e sem interesses, apenas pela notícia que achei muito importante para todos os Alcochetanos, como eu, que desconheciam por completo todos os contornos deste mágnifico projecto que o concelho viu nascer.
notícias destas, ou outras de cariz "informativo", servem para aproximar os munícipes ás suas raízes culturais deste nobre povo.

cumprimentos.