12 setembro 2007

Listas às autárquicas em Alcochete e famílias

Um facto que se topa sem dificuldade, com destaque para as listas comunistas e socialistas locais às eleições autárquicas, circunscreve-se à entrada de famílias inteiras no painel de candidatos ao sufrágio popular.
Esta inclusão, nas listas, de pai, filha, tio, sobrinhos, primos, etc., funciona às mil maravilhas para o arrebanhamento de votos porque Alcochete é um entrelaçado de algumas famílias, cada uma muito numerosa.
Por exemplo, no meu caso pessoal, só o meu pai é de Alcochete, mas mesmo assim acho que tenho, pelo menos, um parente em cada rua da vila. Na estrada onde moro, se não erro, conto seis primos em 2º e 3º grau. Se escolhêssemos uma figura pública local, qual fosse o anterior presidente da Câmara, então teria a dizer que o sr. Inocêncio é primo dos meus primos porque os pais destes são nossos tios.
Em conclusão, a escolha estratégica de uma família e inclusão da mesma numa lista a sufrágio para os órgãos autárquicos em Alcochete toca, por parentesco ou afinidades, nos sentimentos de uma fatia considerável dos eleitores.
Eis por que todas as pessoas legitimamente interessadas na dádiva de um serviço público aos órgãos autárquicos do Concelho de Acochete devem reflectir em todas as chamadas de atenção feitas por mim nestes últimos textos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Marafuga,
Lamento ter que o decepcionar, mas para a decepção e o desgosto não serem muito grandes, fixe-se na expressão "não há regra sem excepção".
Pois é, eu não sou de Alcochete, já vou a Alcochete há muitos anos e há 7 anos escolhi esta vila para morar; a única família que tenho em Alcochete são os meus 2 filhos, e, mesmo assim, faço parte das listas para as autarquias há já 2 mandatos. O que me aconselha para que conste nas próximas listas? Continuar a tentar fazer algo para melhorar a nossa vila e a vida da sua população? Ou que me case com um "alcochetano puro"?!?!
Poupe-nos, por favor!

Unknown disse...

Já me ia esquecendo e cometendo uma tremenda injustiça contra o sr. Miguel Boieiro: também este ex-Presidente da Câmara Municipal de Alcocete e actual presidente da Assembeia Municipal tem uma irmã casada com um primo meu.
Onde pára esta teia, fruto de casamentos endógenos durante séculos?

Anónimo disse...

Alcochete é uma terra LINDA! Vejam em www.revubox.pt e coloquem mais informação nesta!