23 setembro 2007

Justiça na D. Manuel


Depois uma ausência profissional prolongada e um certo período de férias, das melhores notícias que tive conhecimento foi a saída definitiva do tenebroso Conselho Executivo da Escola D. Manuel.

Estou bastante à vontade para fazer este tipo de afirmação, pois há praticamente um ano denunciei em carta aberta a politica miserável e mentirosa desse tipo de gente e dessa equipa.
Não pactuei nem pactuo com a mentira e apesar de vivermos num Pais que vive muito de fachada e aparência e ter sentido que muitos dos meus companheiros de projecto tinham ficado incomodados com tanta frontalidade e verdade, continuei em vários organismos a luta em que sempre acreditei e que muitos me diziam ser quase impossível.

Não tenho qualquer problema em afirmar que os serviços para protestar a nível de educação são bastante complicados e estão completamente podres, no entanto nunca devemos desistir, pois isso é o que querem, aqueles que alimentam aqueles doentios serviços.

Uma das coisas que aprendi foi: se estes serviços funcionassem toda aquela pandilha de gente teria que trabalhar, no entanto penso que foi uma experiência muito positiva e acordou certos departamentos, apesar da óbvia cobertura da classe.

Somente me arrependo hoje das vezes que tive este Conselho Executivo na” minha mão”, chorando no meu gabinete lágrimas de crocodilo e forjando suicídios de colegas, por erros grotescos e violentos que nós, Associação de Pais, tentávamos resolver para bem das crianças envolvidas, apesar de algumas autoridades locais da educação fazerem ouvidos de mercador, das quais hoje não tenho qualquer dúvida que faziam a cobertura daquele tipo de gente.

Toda a Comunidade Educativa de Alcochete tem que estar muito feliz, porque termina um ciclo de mentira, corrupção, falta de ética, encobrimento de erros grosseiros de colegas, falta de total postura para estar numa posição daquela responsabilidade.

Por mim estou muito feliz, pelas muitas horas perdidas (ganhas) nesta causa, sinto hoje um grande prazer e nenhum peso na consciência sobretudo aquilo que fizemos, pena é que continuemos a alimentar um povo com vergonha de protestar e muitas vezes alimentar estratégias podres com gente que somente anseia por protagonismo a qualquer preço.

E lastimo ainda, outros que quando se passam para o lado do poder percam e vendam aquilo que de mais importante podemos ter, liberdade e poder de crítica isenta.
Chega agora ao CE dessa escola gente amante da transparência e da verdade a quem desejo as maiores felicidades para bem de toda a juventude de Alcochete, não esquecendo contudo que tem uma missão muito difícil ou seja estar muito atentos aos apoiantes daquele tipo de CE. Muitos(as) são tão ou mais perigosos(as) que alguns que o compunham
E logicamente como vivemos num Pais de brandos costumes calculo que a Presidente da anterior CE fique a dar aulas na mesma escola, sendo claramente um elemento nocivo a qualquer projecto de educação, pena é que a responsabilidade neste Pais morra sempre solteira e que o ministério da educação não tenha coragem ou gente com capacidade para mandar fazer um rigoroso inquérito a essa escola, para que possamos começar a ser um País com alguma verticalidade de princípios.

Esperemos também que a Câmara Municipal tenha uma posição mais límpida e menos ambígua, porque gente desta que acaba de entrar, este Pais tem alguma dificuldade em encontrar e esperemos que não se alimente muito aquela doença nacional “a inveja de quem é BOM”.

Mais tarde ou mais cedo como se prova quem alimenta a mentira tem os dias contados, fazendo lembrar aqueles responsáveis da Câmara Municipal que mentiram descaradamente no projecto da Associação Desportiva Samouquense tendo necessidade de fazer comunicados públicos para reforçar e encobrir as mentiras do próprio Presidente.

Somente se fazem comunicados públicos por tão simples temas quando se tem a consciência muito pesada e se é um político muito pouco hábil como é o caso.

A mentira tem os dias contados como podemos ver pela D. Manuel.

Por um desporto e uma educação, séria e transparente.


Nota: escrevo este simples texto pelo prazer imenso que tive em trabalhar lado a lado com o Prof. Arlindo e saber que hoje é um dos responsáveis da D. Manuel, Homem de grande verticalidade e de princípios fortes e que apesar de sermos muito diferentes, sempre nos soubemos respeitar e nunca o vi vender a alma mesmo em momentos muito delicados da sua vida profissional, pois como professor da escola, era vice-presidente da Associação de Pais.


Por tudo isto já valeram aquelas tardes de grandes debates naqueles Conselhos Pedagógicos às 15 horas (excelentes horas para os Pais deste País????).

Pais não desistam, os vossos filhos precisam da vossa colaboração e do vosso envolvimento.


Carlos Paixão

6 comentários:

Anónimo disse...

"gente que somente anseia por protagonismo a qualquer preço."

Muito bem dito.

Anónimo disse...

Este texto serve para quê?
Para pensar?
para elogiar?
para criticar?

Não conheço ninguém dos envolvidos, mas parece-me ser um texto de lavagem de roupa suja!
E depois do render da guarda!
Ah! Bravo!

Estamos cada vez mais precisados "disto"!

Anónimo disse...

Ainda não entendi se o Paixão vai colaborar no blog como salvador do Concelho ou como mensageiro da desgraça! Alguém me pode esclaracer?

Anónimo disse...

O Sr. C.Paixão desistiu? Ou tem andado a pensar nas barbaridades que disse relativamente à Escola D.Manuel.
Ficava bem um pedido de desculpas a quem dê direito Sr. Carlos Paixão!....

Anónimo disse...

Deparei com dificuldades para entrar no blogue e por isso não respondi há mais tempo e sou forçado a fazê-lo sem identificação directa.

Já percebi que se conhece muito pouco do projecto da ADS.

Toda a fabulosa equipa que me acompanhou neste projecto está ao inteiro dispor para facultar toda a documentação existente e poder comprovar que efectivamente tentámos realizar um projecto muito avançado para a maravilhosa Vila do Samouco e para o clube.

Também tivemos de pagar a factura do provincianismo daqueles que se preocuparam mais em tentar perceber a nossa cor política do que meter mãos ao trabalho e resolver problemas que antes não tinham sido capazes, antes pelo contrário alimentaram a política de fachada podre dos clubes de futebol. Porque é gritante o nível de incompetência de alguns elementos da CMA neste sector, e as suas óbvias limitações tanto políticas como profissionais,

Também não temos dúvidas que o facto de sermos todos novos moradores teve a sua parte de importância.

Por outro lado, tenho de reconhecer que não soubemos ouvir os velhos sábios do Samouco que sempre nos disseram que aquele projecto não poderia ser realizado ali. Será? Mais uma vez tristes questões a limitarem grandes projectos.

Normalmente a verdade é muito dura e o tempo, como se pode provar, é juiz, porque aqueles que nada fazem são os mesmos que complicam aqueles que querem construir algo e que durante um ano aguentaram um grupo de 140 jovens a praticar desporto apesar das muitas faltas de postura por parte da Câmara Municipal.

Possivelmente por razões profissionais tenho bastante dificuldade em entender e compreender a incompetência e mesmo a ignorância arrogante

Carlos Paixão

Anónimo disse...

As pessoas do "Provincianismo" conforme lhes chama preferiram ver a sua sede temporáriamente fechada a ser entregue a oportunistas. Salvo excepções de alguns elementos.Conheço bem o género de "Muita parra e pouca uva" como a do Sr.Paixão. Mão faça mais comentários à actuaçao da Câmara, donde receberam bastante apoio. O povo do SAMOUCO é humilde, trabalhador e muito respeitado, não necessitando dos seus moralismos de algibeirta.Dê-se ao respeito se quizer ser respeitado. Ponha-se no seu lugar,se não se sentir bem regresse para a sua terra que era de onde nunca devia ter saido.