04 setembro 2007

Falta de Visão , esquecimento ou algo mais...


A primeira situação ilustrada neste «post» já foi abordada neste Blogue. O que ressalta à evidência é a deficiente planificação das obras realizadas na zona da Avenida 5 de Outubro/Largo Almirante Gago Coutinho. Chamo a particular atenção do leitor para o cruzamento da Rua Constantino Pinto Rodrigues/Rua Chão do Conde (quem passa à frente da Clinica D.Manuel) com a Av. 5 de Outubro.


Como faço esse percurso diariamente tenho assistido já a situações de desastre iminente. A perigosidade desse cruzamento resulta antes de mais da falta de visibilidade provocada pela escolha do local de colocação da paragem das camionetas e da forma como foi planificado o estacionamento das viaturas, facto bem visível na foto.


A foto foi tirada dentro do automóvel no momento em que me preparava para entrar na Av. 05 de Outubro. A colocação daquela paragem e as viaturas ali estacionadas impedem que os condutores que entram na Av. 05 de Outubro consigam verificar se vêm outras viaturas a subir aquela avenida.


A única forma de o conseguir é ir arriscando, avançando lentamente até ao ponto em que se consiga vislumbrar alguma coisa. Como a maior parte das vezes as viaturas que vêm a subir a avenida vêm já em plena aceleração e com alguma velocidade, as situações de desastre iminente têm acontecido com frequência. A situação em causa agrava-se substancialmente quando há viaturas parqueadas em cima do passeio junto à paragem das camionetas, o que, infelizmente acontece algumas vezes. A única solução passaria pela deslocação da paragem para o lado oposto ou mais acima na avenida. A colocação de bandas sonoras naquela zona afigurar-se-ia igualmente benéfica para evitar os verdadeiros excessos que se cometem nessa recta.


Este é na minha opinião um caso de evidente falta de rigor e de visão na execução de uma obra por parte da Câmara Municipal. No dia em que ali acontecer um acidente com gravidade, a culpa certamente que morrerá solteira...

2 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Tenho como seguro que a emenda deste disparate será uma das primeiras acções do próximo executivo municipal.
Tal como a daquela voltinha estúpida que os automobilistas são forçados a dar ao supermercado fronteiro à Crown & Cork.

Anónimo disse...

Esta é a prova do grande Gabinete Técnico que a CMA possui. Impressionante mesmo é que o politico não tem coragem de dizer "não" ao Engº.

Esta é a velha historia da nossa CMA... desde sempre.