Existe um pólo logístico no Passil, situado no troço da EN118 entre as rotundas do Entroncamento (acesso do IC13 a Alcochete) e do Sporting (EN4 para Vendas Novas, entre outros destinos).
Em meia dúzia de anos ergueram-se gigantescos armazéns, abastecidos, noite e dia, por dezenas (ou centenas?) de camiões longos e de grande tonelagem.
Recomendo que se atente na inadequação desse troço da EN118 ao tráfego gerado pelo empreendimento.
Os armazéns estão a funcionar, os enormes camiões vieram por acréscimo e o tráfego de veículos médios e ligeiros aumentou, enormemente, mas o troço da EN118 continua sem bermas e com duas curvas apertadas e sem visibilidade a distância segura.
Mantém o mesmo traçado do início do século XX, quando os terrenos eram florestais ou agrícolas, os automóveis raros e os camiões idem e com menos peso. Mais: não há ali qualquer sinalização rodoviária a recomendar ou impor limites máximos de velocidade!
O resultado prático é perceptível por quem reparar nos inúmeros indícios de acidentes recentes. Culpa dos condutores? Claro, não é o costume?
Como habitualmente, os efeitos nefastos do 'desenvolvimento' coxo e sem infra-estruturas adequadas ficam para alguém resolver no futuro, embora, entretanto, possam vir a morrer ou a ficar estropiados inocentes. Ignoro quantas vítimas já houve naquela estrada desde que o pólo logístico está a funcionar, mas talvez os bombeiros de Alcochete disponham dessa estatística.
Aquela é uma potencial estrada da morte! E existem outras conhecidas nas redondezas. Pelo menos de quem não passa a vida fechado num gabinete.
Poderia alinhar aqui uma dúzia de perguntas dirigidas a quem se esqueceu das infra-estruturas adequadas ao tráfego gerado pelo empreendimento, mas isso valeria de quê se essa gente parece estar sempre em parte incerta, se raramente ali passa e corre reduzidos riscos de engrossar a estatística da sinistralidade rodoviária?
Se alguém quiser aprofundar este assunto, consulte a Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2001, de 31 de Maio, cujo art.º 9.º contempla as infra-estruturas rodoviárias previstas na zona do Passil. A rectificação do traçado da EN118 continua no papel... 76 meses depois da sua publicação!
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