10 setembro 2007

Aberrações de comunistas e socialistas locais

Em tempos idos, quando falava com alguns comunistas sobre o baixo grau académico dos autarcas desta terra de Alcochete, a resposta invariavelmente dada era que esses autarcas eram grandes trabalhadores.
Assim sendo, ficava com a impressão de que, para os comunistas, ser grande trabalhador era condição quantum satis para ser autarca.
Pobres de centenas e centenas de milhares de grandes trabalhadores portugueses com razão de sobra para se sentirem ofendidos por nunca terem participado na gestão autárquica.
O outro aspecto abjecto da mentalidade de comunistas e socialistas locais é o seguinte: determinado munícipe, competente, no exercício de profissão reconhecida publicamente, disponível para um serviço público, é muitas vezes preterido das listas a favor de um desempregado compincha. A justificação é que o primeiro não tem problemas de maior na vida; o segundo não tem o ordenado ao fim do mês. Mas eu pergunto: os interesses das populações podem estar sujeitos a esta lógica miserável?
Depois do que acabo de escrever, será que alguém, sobre o pedestal da falsa superioridade, venha aqui declarar que estas gravíssimas aberrações não tenham comentários?

6 comentários:

Anónimo disse...

Já li este texto 4 vezes - parece castigo - mas até agora ainda não consegui perceber a essência do mesmo! Mas antes de mais, porque para o autor do texto parece que é muito importante (ou não! lá está! ainda não percebi!), sou licenciada em Psicologia Social e tenho uma pós-graduação em Relações do Trabalho, trabalho em organizações sociais há já 14 anos; e sou deputada municipal na CM Alcochete, pronto já disse tudo o que é "importante".
E agora, vou ler outra vez o texto, porque apesar de ter não ter "um baixo grau académico" não consigo perceber o texto! Se alguém puder ajudar!!!!

Anónimo disse...

Ninguém pode ser deputado municipal na CM (Câmara Municipal) de Alcochete. A Assembleia Municipal é o principal órgão do Município e não um gabinete da Câmara Municipal. Esta era fácil de perceber...

Unknown disse...

A "essência" tem a ver com problemáticas mais complicadas. Fique-se com a matéria e veja se vai lá!

Anónimo disse...

Fico à espera da exposição das "problemáticas mais complicadas"!

Quanto a ser deputada municipal, é evidente que em vez de "CM" (câmara municipal) deveria ter escrito "AM"(assembleia municipal), agradeço o reparo!
E já agora, o sr. "anónimo" percebeu o texto, ou só leu os comentários?!?!?

Anónimo disse...

Paulinha Paulinha... a tua Psicologia anda por baixo. Vá lá tens desculpa porque deves estar baralhada politicamente depois de teres ouvido o discurso de encerramento da Festa do Avante...
Acorda rapariga...acorda antes que seja tarde.

Anónimo disse...

Se o engano fosse tão evidente como diz (troca de AM por CM)por que diria "sou deputada municipal na assembleia Municipal de Alcochete"? É o mesmo que se dizer que se é deputado da república na assembleia da república.
Pelo preunasmo julgo o erro. Mas posso estar enganado, claro.
Quanto ao texto, li, de facto. Faço um desafio: veja-se o que faziam o presidente e seus vereadores deste e do anterior mandato antes de entrarem em funções em ... descubram as diferenças.