23 julho 2006

Responsabilidade social das empresas

Há, em Alcochete, empresas e colaboradores das ditas interessados em copiar este bom exemplo?
O município e outras entidades privadas, nomeadamente as de solidariedade social, acolheriam de bom grado cooperação idêntica?
Centrado em Alcochete, não me recordo de alguma vez tal ter sido noticiado em órgãos de comunicação social local ou regional.
No entanto, cada vez mais empresas procuram assumir uma postura social consciente, interagindo com as comunidades envolventes e retribuindo-lhes parte do que delas recebem.
O Livro Verde para a Responsabilidade Social das Empresas, publicado pela Comissão Europeia, preconiza a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações e na interacção das empresas com outras partes interessadas.
O Livro Verde recomenda às empresas, por exemplo, que cooperem com a comunidade, tenham em conta a responsabilidade ambiental, o mecenato, etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Sr. F.Bastos,
Efectivamente existem empresas que demonstram preocupar-se com a imagem que criam junto das partes interessadas: os seus clientes, os seus fornecedores, a comunidade envolvente, exercem o mecenato cultural junto das colectividades ligadas às mais diversas artes, têm preocupações de carácter ambiental na protecção de áreas naturais de eleição ou de espécies em extinção.
Elaboram periodicamente relatórios onde é analisado o seu desempenho relativamente à responsabilidade social o qual é disponibilizado a todos os cidadãos através da Internet.São empresas de excelência do século XXI em Portugal. Não se pense que estão muito distantes de Alcochete a uma vintena de kilómetros encontrará alguns casos na outra margem do Tejo.
É este o esforço gigantesco que terá de ser realizado em benefício de todos, nos próximos anos visando a Qualidade, a melhoria contínua, em todos os domínios. A minha opinião é que entre as duas margens existe uma complementaridade evidente e aaproximação entre elas é tendencialmente incontornável.
Luis Pereira