22 julho 2006

A ignomínia

Lê-se no Jornal de Alcochete, 19 de Julho de 2006, pág. 3, sob o título "Autarquia aprova toponímia para novos loteamentos": «Constatado o facto de que os novos loteamentos de Alcochete já habitados se situam em ruas sem nome, o executivo da Câmara Municipal aprovou a toponímia para algumas destas zonas do concelho. Assim sendo, na Quebrada Norte e Sul, os nomes das ruas foram inspirados na temática dos frutos silvestres e tropicais, sendo que vão surgir placas com "Rua dos Abacates" ou "Rua dos Cajus". Entre a lista podem ser encontrados outros frutos como maracujás, goiabas, tâmaras, abacaxis, amoras, groselhas, morangos, framboesas, mirtilos, damascos ou cerejas. Na zona do Batel, a inspiração foi outra. Os arbustos aromáticos dão o mote e irão surgir alfazemas, jasmins, alecrins e madressilvas como nomes de rua. No Valbom, para que se dê continuidade à Rua das Gaivotas, vai surgir a Rua dos Alcatrazes. [...]. No Alto do Castelo vão surgir as ruas das Tipuanas, das Olaias e dos Freixos. Limoeiros e laranjeiras vão dar identidade a ruas da Várzea...».
Estamos perante decisões que decorrem de uma verdadeira patologia individual ou de grupo porque são efeito do mais rasteiro entendimento da mera visão imanente do homem e do mundo.
De facto, a toponímia é aproveitada para prestar culto ao deus ambiente.
O mais aflitivo será que os comunistas desta terra de Alcochete não têm a menor consciencialização do que eu discorro nem nunca fizeram a menor reflexão sobre o tema, considerando eles, quase de direito natural, que está bem o que mal fazem.
Por outro lado, os comunistas não podem proceder de outra maneira. Se outro fosse o modus faciendi deles, deixariam de ser comunistas.
Assim, vultos incontornáveis da nossa comunidade como José Estêvão, António Regatão, Mestre António da Cruz, Mestre Manuel Martins, Luís Santos Nunes, Ferreira do Amaral, Elmano Alves, Estêvão Nunes, Leonor Matos, Manuel Simões Arrôs, etc., são preteridos a favor de abacates, maracujás, alfazemas, alcatrazes, tipuanas, etc., porque evocam valores pertencentes a uma mundividência cristã, o que não contribui para o triunfo da causa comunista, razão por que têm de ser varridos da memória colectiva!

5 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Também li a notícia e fiquei tão indignado que preferi não exprimir logo o que tinha no pensamento.
Os alcochetanos continuam a ser encarados pelo seu poder local como mentecaptos.

Anónimo disse...

É verdadeira e absolutamente anedótico anedótico e risível!

Alcochetano disse...

Como se já não bastassem as "Descobertas" e os "Descobrimentos"!!!!

Unknown disse...

Para quem não esteja por dentro do que diz "Alcochetano", venho esclarecer que em Alcochete há uma artéria com o neme de "Descobertas" e outra com o nome de "Descobrimentos".
É exactamente por ser cristão que eu digo: isto é odioso.

Anónimo disse...

Meus senhores, este tipo de situação era mais do que previsivel! Há alguém, no executivo municipal, que faça uso dos seus neurónios? NÃO! Já os eleitos do anterior executivo também não usavam a cabeça propriamente para pensar...
Enquanto os alcochetanos continuarem a eleger trogloditas pela cor partidária e não por aquilo que as pessoas possam valer a esta terra, acontecimentos destes irão repetir-se infinitamente.