08 março 2009

Tenham vergonha!




Estava a pôr a leitura em dia e deparo com este texto no sítio municipal na Internet, no qual se omite, despudoradamente, que a Fundação João Gonçalves Júnior resulta do legado de uma bondosa senhora que, há 57 anos, decidiu doar parte do seu património para aplicar numa fundação, cujos fins expressos são: "a distribuição de uma sopa aos pobres da freguesia de São João Baptista, de Alcochete, Fundação que tomará o nome de meu pai João Gonçalves Júnior e será administrada pelo Padre Crispim António dos Santos [à época pároco da freguesia], pelo dr. José Grilo Evangelista, médico em Alcochete, e pelo dr. José Maria Gonçalves Guerra, médico no Montijo".

Leia-se a verdade num texto publicado neste blogue há sete meses, baseado em documentação autêntica.
E leia-se também este texto de Zeferino Boal para compreender por que a verdade continua a ser branqueada.

8 comentários:

Unknown disse...

Sobre esta matéria a minha tecla é bem conhecida: os comunistas, bonzinhos aos olhos de muitos católicos, dêem um sinal de boa vontade aos mais cépticos, desmunicipalizando a Fundação João Gonçalves Júnior.
Se tal não acontecer, eu continuarei a pensar que foi um roubo o que foi feito à Fundação para dar emprego aos camaradas.

Fonseca Bastos disse...

O problema é que, até à data, para ganhar eleições ninguém precisou de cumprir a vontade da instituidora.
E os cidadãos estão-se nas tintas porque têm dinheiro para pagar o infantário. Quem não tiver que vá roubá-lo, porque a polícia existe para lhes tratar da "saúde"...

Rogério Pedro disse...

Como novo residente e utente da Fundação, gostaria que o senhor João Marafuga me esclarecesse o que pretende afirmar com a sua expressão:
"...um roubo o que foi feito para dar emprego aos camaradas."
Obrigado

Unknown disse...

O que eu estou a dizer é que a municipalização da Fundação João Gonçalves Júnior fez-se para empregar comunistas e amigos deles.
Ainda não estou a ser claro?

Rogério Pedro disse...

Boa tarde senhor João Marafuga,
Queira desculpar-me, mas este assunto é pertinente e o senhor não está a ser claro!
Este executivo CDU empregou camaradas e amigos deles na Fundação? Nos quadros da Fundação?
Os actuais directores da Fundação, são remunerados?
Cumprimentos

Unknown disse...

SIM, depois da municipalização, para mim um roubo, levada a cabo algum tempo depois do 25 de Abril, comunistas e amigos deles tiveram emprego na Fundação João Gonçalves Júnior. Tiveram e têm.
Quanto aos directores da Instituição, coisa diferente de funcionários (é destes que falo), parto do princípio que não recebem nada.
Se alguém está à espera que eu me acobarde perante o povo de Alcochete, a terra que meus pés primeiro pisaram, está enganado(a) e perde tempo.
Finalmente, se debito matéria criminalizável, há sempre os tribunais como recurso legítimo em democracia.

Rogério Pedro disse...

Em 2006, escolhi Alcochete para viver conjuntamente com a minha família. Devo dizer que não estou nada arrependido! Realmente viver em Alcochete é um luxo. Toda a minha família se adaptou a esta maravilhosa vila e já fizemos excelentes amigos que nos ajudaram à nossa plena integração. Devo dizer que tenho um filho que frequenta a Fundação João Gonçalves Júnior. Assim como um dos elementos da actual Direcção é meu amigo. Não vou dizer o seu nome sem sua autorização, mas desde que o conheci me apercebi que é uma pessoa muito conhecida e estimada em Alcochete. E é em defesa dele (e sem conhecimento do próprio) que escrevo este comentário.
Falamos algumas vezes sobre a Fundação, por isso sei um pouco da história daquela casa.
O que posso dizer é que o meu filho adora a Fundação! Vai para a Fundação feliz e mais feliz regressa! Tenho acompanhado a evolução qualitativa daquela instituição!
Apercebo-me do bom ambiente profissional que lá existe!
Sei que existem crianças que nada pagam naquela instituição e outros pagam 20.00/mês. Sei que essa questão da sopa dos pobres é real, basta se dirigir à Fundação! Sei que (pelo menos) estes directores não recebem um cêntimo por todas as horas que dedicam àquela instituição, dai que considero injusta a crítica desse João Marafuga quando afirma que "Fundação serve para dar emprego aos camaradas". Referindo-se logicamente aos comunistas!
Sei de algumas coisas menos "elegantes" executadas pela anterior direcção composta por socialistas! Mas isso é passado...
Concluo, não percebendo o título deste texto (Tenham vergonha!) nem o comentário desse João Marafuga!
Cumprimentos

Unknown disse...

O meu filho também andou na Fundação. Paguei de boa vontade o máximo, contente de dar o meu contributo aos que menos podiam.
Aqui o problema é outro.
A Fundação tem que voltar à superintendência da Igreja Católica porque foi a esta Instituição bimilenar que a doadora, Mariana Gonçalves, a confiou.