05 março 2009

A democracia


«A democracia amplia a esfera da liberdade individual, o socialismo a restringe. A democracia atribui a cada homem o valor máximo; o socialismo faz de cada homem um mero agente, um simples número. Democracia e socialismo nada têm em comum excepto uma palavra: igualdade. Mas observe-se a diferença: enquanto a democracia procura a igualdade na liberdade, o socialismo procura a igualdade na repressão e na servidão» (Tocqueville).

3 comentários:

Aeroporto de Alcochete disse...

Continuo sem entender esta fixação no derrube de algo utópico e ultrapassado.
O que Alcochete realmente precisa é de um movimento de defesa com sentido positivo, capaz de construir as condições para uma melhor qualidade de vida.
Em vez de ficarem a rosnar em volta da casota, hoje, podem soltar os cães de novo.
O Tejo, o Nero, e todos os outros pseudónimos esquizofrénicos que costumam aparecer por esta praia na defesa dos ilustres autores, a quem presto as minhas homenagens, respeitando opiniões.

Unknown disse...

O socialismo (lato sensu) é utópico, mas não passou nem sei se alguma vez passará.
Tenho fé nessa criatura que dá pelo nome de homem, razão por que também tenho fé no controlo definitivo desse parasita dentro de todos nós que se chama socialismo.

TEJO-84 disse...

PARA O AEROPORTO DE ALCOCHETE:
Caro senhor.,
Graças a DEUS não tenho a sua educação, os seus princípios, a sua filosofia de vida nem tão pouco sou adepto, militante e/ou simpatizante do seu partido!
Também não pertenço á mesma espécie animal de V. Exª.,!
Sou humano e não canídeo! Também não sofro de nenhum transtorno psicótico ou delirante!
O mesmo não poderei dizer de V. Exª.,. que por ser “ COMUNOIDE” ainda delira com a URSS e o BLOCO DO LESTE!
Continua a sugerir a V. Exª., que marque urgentemente uma consulta para um bom médico psiquiatra!!!! Pois o seu caso é GRAVE!!!!!!!!
Os meus cumprimentos