21 fevereiro 2009

Os novos moradores


Meus amigos, garanto-vos, é mais fácil que um grande ricalhaço vote comunista do que um membro da classe média.
Os novos moradores são classe media. Os novos moradores não votam comunista.
Todo o esforço está em saber falar aos novos moradores e levá-los a votar.
Quem gosta de ver a zona residencial que escolheu para viver a degradar-se e o património a embaratecer?
Vamos eleger os novos moradores à categoria de camada social que decidirá o desfecho das próximas elições locais.
Todo o segredo está em fazer de Alcochete terra dos novos moradores, que estes tomem nas mãos o poder que têm e sintam que contamos com eles. Para tal fim, urge que apareçam homens e mulheres credíveis que levantem bem alto os valores da direita política: liberdade individual, propriedade privada, família, etc.
Se na próxima campanha para as autárquicas os candidatos derem continuidade ao discurso político que nos tem atolado nas últimas décadas, então podem ter a certeza que os comunistas ganharão as eleições, solidificarão ainda mais as posições que já têm e partirão para a conquista de outras.

21 comentários:

Unknown disse...

Alguém sabe o que se está a passar com a construção em Alcochete?
O número de casas que estão por vender?
O número de casas meio construídas que vão ficar assim?
Como está a situação dos 21 prédios que vão ficar por acabar no Valbom?
Porque é que nunca ninguém levantou a questão da construção da 3ª fase do Valbom?
Os moradores da 1ª e 2ª fase ficaram emparedados com tal volumetria, será que ficaram contentes? Será que com 21 prédios por acabar e com tudo o que isso implica vão ficar contentes?
O que está a CMA a fazer para ajudar a resolver estas situações?

Z

Aeroporto de Alcochete disse...

Continua o esclerosado argumento do apelo à destruição de tudo o que é comunista porque papam criancinhas ao pequeno almoço.
Completamente ineficaz para conquistar público e votos. A abertura ao mundo real e a adopção de propostas válidas para a dita direita de que tanto fala teriam, decerto, alguma visibilidade que ainda não conseguiram por esta via.
Vossa Excelência ainda se não reformou?

TEJO-84 disse...

Para o AEROPORTO DE ALCOCHETE!
Caro Senhor, Tive a infelicidade de ler a sua resposta e fiquei...chocado!
Penso eu.... que toda a gente sabe que os comunistas não comem criançinhas ao pequeno almoço....!
Mas também sei que toda á gente sabe.... que o MURO DE BERLIM já não existe...., que o ESTALINE foi um assassino pior que o HITLER..., Que o FIDEL CASTRO e o mano dele....são também assassinos e por ai fora!
O que me choca verdadeiramente...., é como AINDA existem pessoas como V. Exa., que defendem o comunismo com tanto amor!
Só encontro justificação para pessoas como V. Exª., num destes argumentos que vou enumerar:
Ou V. Exª., é "freguês" do Partido!
Ou V. Exª., necessita de defender o seu "poleiro"!
Ou V. Exª., tem algum familiar que necessita de defender!
Ou V. Exª., é "COMUDISTA!
Ou V. Exª., foi também um "daqueles" que assinou o projecto daquele prédio que foi construído em cima de uma "MÃE de ÀGUA, que vai desaguar na praia dos moinhos!
Ou V. Exª., necessita com urgência de fazer tratamento psicológico, para se curar de alguma lavagem cerebral que sofreu....!
Relativamente ao J. Marafuga... não sou seu Advogado, nem ele me passou qualquer procuração para defendê-lo... nem ele necessita disso!
Pudera V. Exª., possui 1/4 da inteligência dele..... e concerteza não escreveria "baboseiras" como aquela que escreveu!
Um conselho "grátis" ( grátis... porque não sou comunista )... analise, raciocine, coloque as suas emoções de lado e decida-se!!!!
Os meus respeitosos cumprimentos
TEJO-84
P.G.

Rogério Pedro disse...

O João Marafuga quer que ganhe o PS novamente?
Como Alcochetano, sinto-me envergonhado e triste por se associar Alcochete ao Freeport e a todas aquelas pseudo-vigarices, que por coincidência (ou não) acontecerem quase todas entre 2001 e 2005! O João Marafuga, parece ter orgulho nisso!
Senti-me igualmente envergonhado e triste quando em 2004, a Policia Judiciária, fez uma "rusga na Câmara Municipal de Alcochete! O João Marafuga, parece saudoso desses tempos...
Gostou daquela gestão danosa(2001-2005)?
De uma vez por todas diga o que quer?
Quer ir para presidente da Câmara?
Pelo menos tenha a decência de reconhecer a seriedade deste mandato da CDU!
Só falei do PS, porque a concelhia do PSD só dá... para rir ("riso" partilhado pelos mais acérrimos Central-Democratas locais).
Os novos residentes estão em Alcochete, porque gostam desta Vila e não porque gostam do João Marafuga!

Cumprimentos

José Carvalho

Unknown disse...

Eu gostava que nas próximas eleições autárquicas em Alcochete ganhasse o PSD e de preferência coligado com (passe a forma pleonástica) o CDS.
Ó Zé Carvalho, você sabe o que significa o elemento grego "pseudo"?
Se, como escreveu, o que aconteceu no Freeport foram "pseudo-vigarices", então naquele centro comercial houve falsas vigarices, vale dizer, não houve vigarices nenhumas.
O sr. Zé Carvalho é um confuso. E deixam-no que com toda essa confusão defenda o PC local?
Eu quero servir Alcochete, a terra que me pariu. Mas você não tem capacidade para acreditar naquilo que eu digo. Julga que eu sou igual a si? De facto somos todos filhos do mesmo Pai que está nos Céus, mas não há dois irmãos iguais.
Há anos que venho dizendo que não tenho competência para ser presidente de câmara, embora veja todos os Carvalhos deste mundo iguais a si a pousar o cu nas cadeiras mais elevadas do poder autárquico em Alcochete e por todas as Alcochetes deste País.
Diz o sr. Zé Carvalho que eu devo ter a decência de «...reconhecer a seriedade deste mandato CDU!» Mas há algum comunismo sério para eu lhe reconhecer a seriedade?
Zé Carvalho, não há comunismo sério! Não pode haver! Percebe?

Fernando Pinto disse...

Ilustres,

Em relação ao presente post, e independentemente da classe a que os novos moradores pertençam, o que importa é que os mesmos se sintam envolvidos na comunidade, participem das nossas tradições, sintam-se embuídos pelo nosso espirito contribuindo com novas ideias para em conjunto criarmos uma sociedade melhor, onde subsista a qualidade de vida. Nós, alcochetanos, devemos estar receptivos a estes novos moradores, ajudando inclusivé na sua integração. Existem pessoas a residir em Alcochete à mais de 5 anos e que ainda não estão integradas no nosso meio, nos nossos costumes, no nosso dia-a-dia.
Todos nós temos responsabilidades nisto, todos devemos ter um papel preponderante nesta colaboração mas cabe naturalmente à autarquia, enquanto representante máxima desta vila, providenciar meios e formas de cativar as pessoas mormente os novos moradores.
E como??
Através de um sistema vasto de informações que ajude os novos moradores a conhecer melhor a sua nova terra.
Através de visitas guiadas aos pontos de maior relevo desta terra, onde se incluem algumas das principais colectividades (Aposento do Barrete Verde; Sociedade Imparcial;Grupo Desportivo Alcochetense;Bombeiros;entre outros.
Disponibilizar com eficiência e sobretudo eficácia os mais variados serviços úteis que a edilidade dispõe e nunca deixar de responder aos mails, reclamações e/ou telefonemas que os munícipes efectuam. Isto então é corrente!!
E muito mais poderíamos aqui deixar cientes de que se nada fizermos...nada acontece; se fizermos algo...alguma coisa acontece!
Agora pergunto eu...será que existe interesse em manter os novos moradores afastados destes assuntos??
Se os novos moradores estiverem devidamente informados, terão naturalmente outras opções, outras escolhas e de forma consciente e livre escolherão quem querem para gerir os destinos da vila que os acolheu.

Unknown disse...

Fernando, subscrevo a substância do teu discurso que é quase um programa.

Sérgio Silva disse...

Já que falam de novos moradores... Aqui estou eu, um novo morador, ou como eu costumo dizer em tom de brincadeira, um Alcochetense!
Não poderia estar mais de acordo com o que afirmou Fernando Pinto, mas deixem que vos diga que parte tambem dos novos moradores, a vontade de integração, podemos criar muitas actividades, passeios, ou informações, mas, se eles não tiverem Qualidade de Vida, não vão procurar integrar-se, ou seja, se os nossos governantes locais, não se preocuparem em dar boas condições de vida, tais como boas infraestruturas escolares, apoios à criação de novas empresas no concelho, nada serve o astronómico investimento em cultura e desporto, pois se os novos moradores não encontram cá emprego nem boas escolas para os filhos, o que acontece? passam o dia em Lisboa e os filhos provalvelmente tambem lá irão à escola, não havendo assim forma de criarem laços com esta terra maravilhosa...

Unknown disse...

Realmente, Sérgio Silva, tudo o que diz dá que pensar.
Penso que o parque escolar em Alcochete está longe de ser dos piores entre todos os concelhos de Portugal.
O que eu não sei é se as estruturas existentes e respectivos equipamentos estão a ser bem explorados.
Por que não em Alcochete uma escola de ensino privado para o 1º e 2º ciclos (até ao 6º ano)? Há crianças em Alcochete que vão para Lisboa, Setúbal, Vendas Novas, etc. Será que ainda nenhum investidor pensou nisto? Eu chamar-lhe-ia ESCOLA SANTO PADRE CRUZ, por exemplo! Não posso dar capital, mas avanço com ideias que também são capital.

Sérgio Silva disse...

Caro amigo Marafuga, há já em Alcochete um colegio para o ciclo o Penas Real conhece? é na estrada para a Atalaia.
Mas eu referia-me á insuficiencia de escolas... as que existem até não são das piores do país como diz e muito bem... mas, são poucas!
E o que me diz da nossa Praia dos Moinhos? acha que está bem explorada? porque não criar uma escola de windsurf? e de Kitesurf? será que a divisão de desporto da CMA não tinha uns euritos para desenvolver melhor a nossa praia?
E porque não concessionar a praia? com nadador salvador, cadeiras palhotas e tudo o mais que uma praia costuma ter?
Não traria mais pessoas a Alcochete? E porque não fomentar um corso de Carnaval? em vez de obrigar as criancas do básico a fazer um desfile etnografico?
Alcochete poderia ser uma pérola da margem sul em termos turisticos, temos tudo e bom! Boa Comida, Bom Tempo, Boa paisagem, uma reverva natural lindissima, e porque não se fomenta o desenvolvimento turistico? eu até acho que sei ... mas fica para outras nupcias....

Unknown disse...

Para o “ilustre” Fernando Pinto fica a pergunta.
Desde que deixou o Barrete Verde que anda muito “activo” e sempre à “pendura”, mas pergunto, enquanto esteve na presidência de tão ilustre colectividade, o que é que foi feito pela integração dos novos moradores? Peditórios? Mas peditórios para quê? Os novos moradores não conhecem Alcochete quanto mais o Barrete Verde.
Tanto que o Barrete Verde pode fazer por Alcochete e nunca foi feito. Levar o nome de Alcochete mais longe é uma das suas obrigações, dar Alcochete a conhecer, quer dentro quer fora do concelho é outra. Fica novamente a pergunta, o que é que foi feito?
Quem nunca nada fez ao longo de anos, quer agora fazer-nos acreditar que está cheio de ideias e agora é que vai ser. Pergunto novamente, o que é que já fez na vida pelo que diz ser o seu concelho?
Z

Unknown disse...

Sérgio Silva, é exactamente o espírito do seu último texto que deveria descer sobre um elenco camarário à frente dos destinos de Alcochete.
Evidentemente que esse espírito nada tem a ver com a chamada práxis das esquerdas que vêm destruindo o legado dos nossos pais e avós.
É URGENTE A MUDANÇA, mas que a renovação seja filha da tradição. De contrário, nem uma nem outra, só o NADA.

o Cantoneiro disse...

Há certos novos moradores que têm duas caras. Acha-se que se sabe quem são, mas não se sabe do que são capazes para conseguirem o que querem.

Fernando Pinto disse...

Zorro,

Não uso máscara e muito menos espada e não perco o meu tempo em criticas futéis e pessoais. Não é meu apanágio estar a falar de mim próprio ou de uma equipa da qual eu fiz parte integrante mas já que dá mostras de um profundo desconhecimento do que fala, tomo a liberdade para o esclarecer do que foi efectuado para a integração dos novos moradores e não só:
Obras de beneficiação na sede do Aposento do Barrete Verde afim de receber mais visitantes e estimular o próprio conhecimento.(Exº.O ABV nem sequer dispunha de wc para senhoras, as peças do Museu não estavam devidamente identificadas, entre outras coisas)
Campanha de angariação de novos associados.(Este número cresceu em cerca de 200 pessoas em 4 anos)
Criação de uma página na net.(O ABV não dispunha, assim chegámos mais longe)
Criação de um Boletim Informativo Mensal com a impressão de cerca de 100 exemplares denominado por "O Aposento", onde se abordaram questões relacionadas com a Tauromaquia e Alcochete.
Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa.(Apenas a Feira de Turismo mais importante em Portugal)
Participação na Feira de Maio na Moita do Ribatejo.(Apenas uma das mais importantes Feiras Taurinas do nosso País)
Imensas entrevistas na imprensa local com o objectivo único de dar a conhecer as nossas tradições, os nossos usos e costumes e apelar á participação de todos.
Várias entrevistas na TV - RTP e SIC, assim como na RDP afim de divulgar e promover em particular as Festas do Barrete Verde e em geral Alcochete.
Nos peditórios que fala, os mesmos fazem parte da história do Aposento do Barrete Verde que se confunde muitas vezes com a própria história desta vila, e esses mesmos peditórios que tão importantes foram enquanto fonte de receita para as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Esta iniciativa, que eu tive o cuidado de acompanhar, sempre com o intuíto de falar, esclarecer, promover, divulgar Alcochete, as suas Festas, o Aposento e as suas tradições. Creia que hoje muitos dos novos moradores sabem do que eu estou a falar, porque tivemos o cuidado de falar, esclarecer, promover e divulgar, por isso é que o peditório cresceu significativamente em 4 anos.
E poderia acrescentar aqui muitas mais coisas, mas julgo que seria demasiado fastidioso para a grande maioria das pessoas que conhece este trabalho.
Sr. Zorro, o sr. não me deve conhecer, daí a razão do seu comentário, porque se me conhecesse estou convicto que não diria nem metade do que disse. Eu não estou agora "activo", pelo contrário, neste momento sinto que estou até demasiadamente "passivo" até porque não estou embuído em nenhum projecto.
Na minha vida participei sempre civicamente nos projectos que acreditei e para os quais fui convidado, mas apenas destaco aqui 4 envolvimentos pelos quais contribui com muitos anos da minha vida: Escutismo Católico Português; Bombeiros Voluntários de Alcochete; Jornalismo (Rádio ECO FM e Jornal do Montijo - não existia em Alcochete) e Aposento do Barrete Verde.
Aqui está patente uma boa parte da minha vida, onde cresci, adquiri conhecimento e melhorei substancialmente os principios de vida pelos quais hoje me revejo em todos os actos e acções.
Para terminar apenas informar que encontrei nestes últimos 4 anos muitas pessoas que não conheciam Alcochete, é um facto, mas que conheciam nem que fosse pelo nome as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Hoje essas mesmas pessoas - já conhecem Alcochete e algumas delas até já moram aqui.
Sr. Zorro, já que partilhei um pouco da minha vida consigo e com todos os que vão ler este post, agradecia que o senhor fizesse exactamente o mesmo, ou seja, dê-nos a conhecer o que tem sido a sua vida em prol de Alcochete.

Sérgio Silva disse...

Caro Cantoneiro
Se o seu comentário foi dirigido à minha pessoa, apenas tenho a dizer-lhe uma coisa:
O meu perfil é público, com o meu nome verdadeiro, e a minha fotografia... se for lá ver só tem uma cara! Acho sinceramente que deveria ter a coragem de tal como eu dar a cara por aquilo em que acredita! eu pelo que me toca assim continuarei a falar quando quero, onde quero e sobre o que quero!

Unknown disse...

Fernando, não te desgastes (o prefixo "des-" em "desgastar" introduz intensidade).
Tens aqui gente que te conhece bem, razão por que não terás de te justificar tanto.
...Porque, afinal, a pergunta é esta: quem é o Zorro? Ele merecerá o esforço? Que o mesmo é dizer: responder ao Zorro valerá a pena?

Unknown disse...

Diz o ilustre Fernando Pinto que o que fez em prol da integração dos novos moradores foi:
Passo a citar
- Obras de beneficiação na sede do Aposento do Barrete Verde (já se sentem integrados os novos moradores);
- Angariação de 200 associados em 4 anos (à média de 50 por ano, uma loucura);
- Criação de uma página na net (gostava de saber qual a divulgação da mesma e a quantas pessoas chegou desde a sua criação);
- Boletim de informativo mensal com cerca de 100 exemplares (quantos sócios tem o BV?)
- Participação na BTL (qual foi a actividade lá desenvolvida, quantas pessoas sabiam que lá iam estar);
- Participação na Feira de Maio na Moita do Ribatejo (qual foi a actividade lá desenvolvida, quantas pessoas sabiam que lá iam estar);
- Imensas entrevistas na imprensa local (quantas, em que meios de comunicação?)
Depois de todas estas iniciativas durante o tempo que esteve à frente do BV, compreendo-o e recomendo-lhe que continue “passivo”, pois foram anos de uma actividade muito desgastante.
Relativamente às actividades que usa como bandeira para alegar que muito fez pela sua terra, deixe que lhe diga que não estou impressionado, desculpe, mas é a verdade.
Dos Escuteiros dos Pioneiros ou do da Mocidade Portuguesa já todos fomos, Rádio já todos fizemos e escrever em jornais também.
O que é significativo é aquilo que não foi feito enquanto Presidente do BV e que poderia ter feito.
Estou certo que um futuro próximo o vai ensinar muito, esteja atento e aprenda.
Quanto ao pedido que me faz de partilhar neste espaço o que tenho feito em prol de Alcochete, como compreenderá não o vou fazer por dois motivos:
1º - Porque sou o Zorro ou o Mascarilha (como sabe não posso desvendar a minha pessoa);
2º - Porque aquilo que faço é exclusivamente em prol de Alcochete, entenda-o como uma doação anónima.
Z

Unknown disse...

Caro e Ilustre (sem aspas) Prof. Marafuga.

Estar no CDS e piscar o olho ao PSD, ainda vá que não vá (embora eu ache que não vai a lado nenhum), agora andar também a piscar o olho ao PS é que já me parece despropositado.

Um abraço Prof. e continue a animar o blogue.
Z

Unknown disse...

Fernando, faz como eu!

Fernando Pinto disse...

Zorro, Mascarilha Negra, Homem Aranha, Batman, Metralha ou seja lá o que for tome nota:
Porque já perdi muito tempo consigo não me vou dar mais ao trabalho de responder ao que seja, agradeço no entanto toda a atenção dispensada à minha pessoa e fico feliz por criar neste blog tanto dinamismo a uma pessoa que se dá pelo nome de "Zorro", quanto ao seu conselho de ficar passivo, irei repensar até porque a sua reacção a uma pequena prestação minha no blog, leva-me a pensar se não devo ir mais além por ALCOCHETE, fico feliz que faça muito por Alcochete e sobretudo em formato de anónimo, só tenho pena que esteja mais preocupado COM O QUE EU FAÇO DO QUE COM ALCOCHETE.
Ah, e já agora, mesmo para terminar e apesar de saber que cada um pode escrever o que lhe apetecer ou o que lhe vai na cabeça, aconselho-o a pensar duas vezes no que escreve porque corre o risco, mesmo no formato anónimo em que está integrado, de se ridicularizar com tantas baboseiras que expele da boca para fora!

TEJO-84 disse...

Continua a considerar que a melhor forma de lidar com individualidades desta qualidade; zorros,tarzans,mascarilhas, metralhas, aeroportos,josé cavalos e com outros "similares" é com o desprezo!
Como dizia a minha avozinha que DEUS tem as pessoas só possuem a importância que nos lhes queremos dar!!!!
Os meus respeitosos cumprimentos