21 fevereiro 2009

De Nuno Álvares Pereira a Alcochete


O Papa Bento XVI canonizará Nuno Álvares Pereira no próximo 26 de Abril.
Para mim, que, felizmente, dada a infinita misericórdia de Deus, acabei por perceber o Cristianismo (coincidência dos opostos), Nuno Álvares Pereira, homem de ingentes qualidades e, certamente, de vários defeitos, é o exemplo do grande cristão.
Numa altura de perigo eminente para todo o Ocidente, a canonização de Nuno Álvares Pereira reveste-se de uma particularíssima importância para o futuro dos nossos filhos e netos.
Há um alcochetano que durante toda a vida asseverou que Nuno Álvares Pereira lhe apareceu num momento de pungente oração, animando-o e incentivando-o ao bom combate.
Quando eu era estúpido, não colocava estas revelações que me eram confiadas no devido plano, embora as ouvisse com respeito.
Hoje sei que o testemunho de António Neto Salgado expressa-se por um registo diferente do meu, mas ambos queremos o mesmo.
Honra e glória por toda a eternidade a São Nuno Álvares Pereira, o condestável do Reino de Portugal, terra de Santa Maria.

4 comentários:

Miguel Saturnino disse...

Honra e glória a Leonor Curado Neves. Não consigo pensar no Santo Condestável sem me lembrar dela. E de António José Saraiva, inexoravelmente.

Unknown disse...

António José Saraiva foi meu professor. Mas gostava que me falasses de Leonor Curado Neves.

Miguel Saturnino disse...

Leonor Curado Neves foi aluna de António José Saraiva, sua amiga e colaboradora. Foi minha professora de Cultura Portuguesa I e professora de Literatura Portuguesa II de diversos amigos meus.
Morreu precocemente há cerca de um ano, deixando saudades a todos os que tiveram o privilégio de assistir às suas aulas.
Quando digo que não consigo pensar no Santo Condestável sem me lembrar de Leonor curado Neves, afirmo simplesmente que as aulas que tal senhora deu sobre esse tema constituiram os principais alicerces das minhas análises sobre as teméticas de tal época.
Nunca as esquecerei para o resto da minha vida.

Unknown disse...

Ok, Miguel! Mais uma vez revelaste que o teu fundo é constituído por princípios e valores.
Jamais nos poderemos esquecer.