03 fevereiro 2009

Luís Cebola, grande forcado e grande senhor


Enquanto vasculhávamos papéis dispersos por gavetas, encontrámos este bilhete da corrida de touros que acolheu a despedida de Luís Cebola das arenas (24 de Julho de 1993).
Luís Cebola é, sem dúvida, um dos nomes mais ilustres da forcadagem alcochetana de todos os tempos.
Aqui fica esta singela homenagem do blog Praia dos Moinhos ao grande cabo de forcados e grande senhor, Luís Cebola.
Que a nova Direcção do Aposento do Barrete Verde, olhos postos nesta estirpe de homens, nunca perca de vista o espírito de José André dos Santos e dos fundadores de uma das casas mais nobres desta nossa terra de Alcochete.

2 comentários:

Fernando Pinto disse...

É pena que na hora de preconizar a sua despedida, não tenha tido a oportunidade de o fazer na Praça de Toiros da sua terra (Alcochete). Hoje continua a ser uma referência no mundo taurino, junto de outros forcados da sua geração e não só, grangeando a amizade e sobretudo respeito pela sua forma peculiar de estar na vida.
A humildade fica sempre bem em qualquer pessoa, e o Luís Cebola continua a ser um SENHOR!

Anónimo disse...

Era bom que alguem no seio da instituição Barrete Verde,fizesse algo plo bom nome e dignidade do grupo de forcados do aposento do barrete verde.Temos assistido a uma decadencia e destruição do grupo como nunca se viu,nem nos anos seguintes a celebre "guerra" que levou a formação do outro grupo de forcados local,os Amadores de Alcochete,esteve em tão pessimo estado.Corridas quase não ha,motivos de polémica internos são imensos,o afastamento de forcados que tinhamos como referencias do grupo,idem...tudo isto sobre a passividade das direcções,socios e simpatizantes!Sou alcochetano e nao gosto que falem pla negativa da minha terra nem das coisas a que aos alcochetanos dizem respeito. Peço plo menos um pouco mais de respeito plos que fundaram e os honraram aquela jaqueta ao longo dos tempos,peço um pouco mais de respeito por Luis Cebola