27 fevereiro 2009

Dedicado aos distraídos


Freguesia de Samouco em 2003 (imagem superior) e em 2009 (imagem inferior)



Freguesia de Alcochete em 2003 (imagem superior) e em 2009 (imagem inferior)



Freguesia de São Francisco em 2003 (imagem superior) e em 2009 (imagem inferior)


As imagens de satélite acima exibidas abarcam a maior parte do território administrativo de Alcochete e foram captadas com seis anos de diferença. Sim, leu bem: seis anos!
As imagens superiores de cada legenda são de Fevereiro de 2003 e as inferiores estão datadas deste ano (clicar sobre as imagens para ver ampliações).

Repare bem nas diferenças deste reino de mentes "brilhantes", chicos espertos e patos bravos: menos verde e mais cinzento do betão, construção em crescimento explosivo e ocupação desenfreada de áreas susceptíveis de implantação de espaços verdes com razoável dimensão.
São imagens esclarecedoras agora disponibilizadas pelo Google Earth, que deveriam fazer corar de vergonha os cidadãos de Alcochete.
É que a maioria chegada na última década fugiu de florestas de betão mas nada aprendeu com o passado e foi incapaz de se organizar com os autóctones para, em conjunto, defenderem os seus direitos à preservação ambiental e a uma vida melhor.

Olhando há muito e permanentemente para esta destruição, presumo que também o Altíssimo nos achará completamente estúpidos e não terá qualquer vontade de ajudar a modificar este estado de coisas.
Porque a expansão das manchas cinzentas corresponde a habitação, cuja oferta nacional e regional já em 2003 excedia largamente as necessidades!

Afinal, incomodar-se connosco porquê se Ele teve tanto trabalho a criar o Mundo e nós demos cabo da sua obra?
Hoje clamam por mais e melhores empregos? Precisam de exportar mais? Por onde andaram nos últimos seis anos, enquanto se construíam mais e mais habitações e as vossas se desvalorizavam?

7 comentários:

TEJO-84 disse...

Impressionante... não seio o que dizer!
Estive cerca de mais de 3 horas a analisar as fotografias! E estou desolado!
Comecei a analisar as fotos ás 01.00 h .São neste momento aqui no Brasil cerca de 04.38H da manha!
A selva de cimento invadiu grandes áreas de cultivo que existiam! Como exemplo a estrada que vai desde do rossio para a Atalaia... perdeu grandes áreas de cultivo....!!!!
Assim como a estrada que passa junto ao posto médico do valbom!
São Francisco e Samouco a perda de áreas verdes é impressionante!
Algumas vozes dirão que é o progresso! Eu considero que é outra coisa....!
Recordam-se daqueles lotes de prédios que estavam a construídos em cima de “uma mãe de água” que vai desaguar na praia dos moinhos( junto á escola de condução)???? Se bem me lembro ( como dizia o célebre e mui ilustre professor) existia uma queixa crime do Ministerio Publico contra um “ilustre”vereador da CDU por alegado favorecimento ......!!!! Como é que isso ficou????
È que nas fotografias os prédios estão lá!!!! Será que aqueles moradores estarão cientes do perigo em que se envolveram???
Meu DEUS.... como tudo mudou!
Os meus parabéns pelo seu artigo!
P.G.

A Teles disse...

Apesar de ser uma habitante recente de São Francisco, não posso deixar de concordar com tudo o que foi escrito. Cada vez mais construção e cada vez menos espaços e serviços essenciais à população. Basta irmos ao Centro de Saúde para vermos os poucos médicos e os muitos pacientes...ou impacientes! Como mãe a distribuição de espaços desta terra preocupa-me bastante. Vamos criar espaços verdes, jardins, espaços de desporto e lazer para que as nossas crianças cresçam saudáveis ciosas da sua terra. P.S - Mais uma vez não posso deixar de referenciar que não consigo olhar para aquele mamarracho chamado Cerrado da Praia.. Como é possível terem deixado construir aquilo?! Qualquer dia estamos de costas voltadas para o rio..

Unknown disse...

Se algum dia voltarmos as costas para o rio, será o fim de Alcochete, pois esta terra não se redimensiona sem o Tejo.

TEJO-84 disse...

E é bom não esquecer, que devido ao aquecimento global do planeta... o nível médio das águas esta a subir!!!!
Exemplo... aqui no local aonde resido no Brasil.... havia casas á cerca de 5 anos ( quando aqui cheguei ) a mais de 200 metros da praia e neste momento o mar já as levou....!!!
Construir perto do rio.... não será uma decisão lógica nem racional!
Não quero ser profeta da desgraça.... , mas tempos exemplos por esse mundo fora do que esta a acontecer!
Só espero que os Alcochetanos... SÁBIOS... como eu sei que o são...., tenham a lógica e o bom senso de não fazer asneira!
Os meus cumprimentos!

P.S. E aqueles blocos de apartamentos que foram construidos sobre a "mãe d´água" que vai desaguar na praia dos moinhos ( situados no memso quarteirão da escola de condução), como é que isso ficou no Tribunal? alguem me pode informar?
P.G.

Unknown disse...

Caro Fonseca Bastos,
É do conhecimento geral que o processo de recenseamento dos novos residentes em Alcochete tem sido muito lento. O grande erro dos ditos «novos residentes» em Alcochete foi e continua a ser um certo laxismo na percepção de que urge recensearem-se para aqui poderem exercer o seu direito de voto e assim poderem determinar o futuro do concelho onde residem e onde crescem os seus filhos. Tal torna-os efectivamente cúmplices desta situação. Com excepção do penúltimo mandato têm sido os autóctones que têm eleito sistematicamente a mesma força politica para governar os destinos de Alcochete.
O seu texto é pertinente e oportuno. Permito-me contudo acrescentar que a situação é ainda mais grave se pensarmos que parte significativa da expansão da «zona cinzenta» não corresponde apenas a habitação mas também à proliferação de «caixotes de metal» ditos armazéns de logistica onde dezenas de camiões TIR carregam e despejam diáriamente mercadoria. A forma displicente e descuidada como o poder autárquico em Alcochete tem licenciado este tipo de espaço ao arrepio do Programa Portugal Logistico tende a transformar o concelho numa espécie de baldio logistico potencialmente que apenas contribui para desvalorizar o território de Alcochete , e que não contribui para a criação de postos de trabalho mais numerosos e qualificados , tal como oportunamente venho denunciando no Praia dos Moinhos desde 2007 conforme poderá constatar nos seguintes textos:links
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/12/alcochete-em-saldosrumo-desqualificao.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/10/o-pdm-da-oportunidade-perdida.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/alcochete-baldio-logistico.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/alcochete-plataforma-logistica.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/rumo-desqualificao-do-concelho-ii.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/rumo-desqualificao-do-concelho.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/09/plo-logistico-do-passil-exemplo-de.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/urbanismo-em-portugaluma-miragem.html

Fonseca Bastos disse...

Caro Luís Proença:
Continua a poder editar textos neste blogue e o seu comentário sobre o recenseamento eleitoral merecia maior destaque. Faça-o! Até poderá acordar ainda alguém...
Pretendi com as imagens despertar a curiosidade das pessoas. Cada um(a) poderá ir à origem ver as diferenças em pormenor. O Google Earth é software gratuito, livre e fácil de instalar em qualquer computador.

sousa rego disse...

No Samouco até não se nota muito a “febre do cimento” que,nestes últimos anos afectou directamente Alcochete e,desde logo,a qualidade de vida dos seus habitantes.
O Samouco ,de algum modo, tem sabido resistir,-até quando-,aos ímpetos daqueles que acima de tudo preocupam-se apenas com a satisfação dos seus interesses,nalguns casos,”em teia” e só , em último lugar, com respeito dos elementares princípios urbanísticos capazes de garantir a identidade e o equilíbrio dos espaços .
Todavia, a “vista de cima” ,permite constatar que no Samouco houve também uma anómala “compressão do espaço” em certas áreas urbanas.
Será que os bons princípios do urbanismo e do ordenamento do território se mostram cumpridos?