
Os quadros acima (clique sobre eles para ver versão legível) evidenciam que, na presente década, houve escasso empenho em resolver problemas elementares da comunidade alcochetana, sendo notória a carência de estabelecimentos de ensino.
Desde o ano 2000, na educação pré-escolar apenas surgiram dois novos estabelecimentos privados, no 1.º ciclo do ensino básico desapareceu uma escola e nos restantes graus houve apenas a assinalar a construção da Escola Secundária de Alcochete, o que explica o aumento de alunos matriculados desde o ano lectivo de 2005/2006.
Demasiada gente andou distraída porque, entre 2000 e 2007, o total de alunos matriculados cresceu mais 50%, sendo particularmente notório no pré-escolar onde a procura quase duplicou. Mas nesse grau só a oferta privada aumentou significativamente, pelo que o problema será muito sério para as famílias de fracos recursos económicos.
Lamentavelmente, na melhor das hipóteses não haverá soluções antes do ano lectivo de 2012/2013.
Mas podem continuar descansados: os putos não votam e os pais também andam distraídos!
5 comentários:
Nem toda a gente andou distraída!
Aproveito para recordar a todos o papel que tem sido desempenhado por um conjunto pais que desde à alguns anos têm estado envolvidos no movimento associativo de pais.
Também fomos os primeiros a alertar para os erros cometidos na
Carta Educativo.
No que me diz respeito, mais uma vez tive razão antes de tempo.
Longe de mim a ideia de responsabilizar professores e associações de pais por este estado de coisas!
Mas enquanto as associações de pais não derem, regularmente, público testemunho desses alertas, os responsáveis continuarão a poder tentar tapar o sol com a peneira. Mas estas estatísticas têm dois anos e pertencem ao passado. Importante era saber o que se fez ontem para resolver estes problemas.
Concordo inteiramente como que disse o companheiro Zeferino,até porque em variadas reuniões com o Vareador do pelouro, Paulo Machado, a Associação de Pais do Valbom alertou para a insuficiencia do nosso parque escolar, principalmente a nivel do ensino básico, uma vez que a nossa escola funciona com horários desdobrados há 4 anos, numa escola com apenas 4 salas de aula temos 6 turmas... e o que foi feito em relação a esta situação? Nada...
Concordo tambem que devem, as Associações de Pais tornar publicamente as suas opiniões e soluções apresentadas a quem de direito, pela parte que me toca, podem contar com isso...
O testemunho de Sérgio Silva, respeitante à escola básica de Valbom, é esclarecedor.
O que terão a dizer dirigentes das associações de pais de outros estabelecimentos de ensino do concelho?
entre o umbigo de certos Pais,a falta de massa cinzenta da classe dirigente e a falta de coragem politica.
desgraçados putos! eles não estão á volta da fogueira ,estão dentro da mesma!
tristemente falo com conhecimento de causa !
Enviar um comentário