16 fevereiro 2009

Putos não votam


Os quadros acima (clique sobre eles para ver versão legível) evidenciam que, na presente década, houve escasso empenho em resolver problemas elementares da comunidade alcochetana, sendo notória a carência de estabelecimentos de ensino.
Desde o ano 2000, na educação pré-escolar apenas surgiram dois novos estabelecimentos privados, no 1.º ciclo do ensino básico desapareceu uma escola e nos restantes graus houve apenas a assinalar a construção da Escola Secundária de Alcochete, o que explica o aumento de alunos matriculados desde o ano lectivo de 2005/2006.
Demasiada gente andou distraída porque, entre 2000 e 2007, o total de alunos matriculados cresceu mais 50%, sendo particularmente notório no pré-escolar onde a procura quase duplicou. Mas nesse grau só a oferta privada aumentou significativamente, pelo que o problema será muito sério para as famílias de fracos recursos económicos.
Lamentavelmente, na melhor das hipóteses não haverá soluções antes do ano lectivo de 2012/2013.
Mas podem continuar descansados: os putos não votam e os pais também andam distraídos!

5 comentários:

Zeferino Boal disse...

Nem toda a gente andou distraída!
Aproveito para recordar a todos o papel que tem sido desempenhado por um conjunto pais que desde à alguns anos têm estado envolvidos no movimento associativo de pais.
Também fomos os primeiros a alertar para os erros cometidos na
Carta Educativo.
No que me diz respeito, mais uma vez tive razão antes de tempo.

Fonseca Bastos disse...

Longe de mim a ideia de responsabilizar professores e associações de pais por este estado de coisas!
Mas enquanto as associações de pais não derem, regularmente, público testemunho desses alertas, os responsáveis continuarão a poder tentar tapar o sol com a peneira. Mas estas estatísticas têm dois anos e pertencem ao passado. Importante era saber o que se fez ontem para resolver estes problemas.

Sérgio Silva disse...

Concordo inteiramente como que disse o companheiro Zeferino,até porque em variadas reuniões com o Vareador do pelouro, Paulo Machado, a Associação de Pais do Valbom alertou para a insuficiencia do nosso parque escolar, principalmente a nivel do ensino básico, uma vez que a nossa escola funciona com horários desdobrados há 4 anos, numa escola com apenas 4 salas de aula temos 6 turmas... e o que foi feito em relação a esta situação? Nada...
Concordo tambem que devem, as Associações de Pais tornar publicamente as suas opiniões e soluções apresentadas a quem de direito, pela parte que me toca, podem contar com isso...

Fonseca Bastos disse...

O testemunho de Sérgio Silva, respeitante à escola básica de Valbom, é esclarecedor.
O que terão a dizer dirigentes das associações de pais de outros estabelecimentos de ensino do concelho?

Carlos Paixão disse...

entre o umbigo de certos Pais,a falta de massa cinzenta da classe dirigente e a falta de coragem politica.

desgraçados putos! eles não estão á volta da fogueira ,estão dentro da mesma!
tristemente falo com conhecimento de causa !