28 fevereiro 2009

Alcochete um feudo?


Se os laços da terra com o rio forem quebrados, se os lugares-testemunhos das alegrias e dores dos nossos pais e avós forem descaracterizados, não só o amor dos autóctones pelo chão natal desfalecerá, mas também a escolha dos novos moradores para viver perderá todo o interesse.
Que aberrações como a gasolineira dos Barris jamais sejam permitidas e que a Praia dos Moinhos seja restituída aos munícipes.
Poderemos lá embarcar na ideia de que Alcochete se torne um feudo de dois ou três senhores que manifestamente têm tido o apoio velado de autarcas de hoje e de ontem?
A força política que decididamente quiser mudar todo este sinistro estado de coisas tem que projectar um programa de sensibilização ao voto dirigido aos novos moradores porque está muito nas mãos destes a chave para a resolução dos problemas que afligem todos os homens e mulheres de olhos na cara.
Todos juntos, livremos esta terra de Alcochete, terra de Santa Maria da Sabonha, das garras daqueles que se estão nas tintas para as populações, embora seja em nome destas que levantem as miseráveis bandeiras que têm para se agarrarem ao poder como rémoras ao tubarão.

5 comentários:

Unknown disse...

Ao fundo o que se vê é a ponte das secas (madeira e ferro) barbaramente destruída.
Mas eles estão prontos para destruir muito e muito mais se não formos capazes de lhes pôr cobro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Sabonha", do lat. "sabanu", significa MANTO.
Que Nossa Senhora com o seu manto protector nos livre de todos os inimigos do Evangelho da Cruz.

sousa rego disse...

Urbanismo turismo e outras coisas mais na praia dos moinhos.
O jornal “Público “ em recente edição deu conta desta realidade ao aludir a “três complexos turísticos de luxo”-. É preciso estar atento aos seus “perigos”.
Ao desvirtuamento de uma das zonas nobres do concelho.
O “manto diáfano do turismo” e de se criarem mais postos de trabalho não se sobrepõe à “nudez forte da verdade “.
Alcochete está cheio de “projectos habilidosos”, através dos quais e com um pequena componente turística,se transformam áreas de lazer e de bem estar,pertença das gerações presentes e futuras,em lugares reservados ao mero “cimento de habitação”.

Sérgio Silva disse...

Professor Marafuga, tenho lido alguma informação sobre os novos empreendimentos turisticos que estão projectados para a praia dos moinhos, por acaso não tem ou não consegue arranjar imagens dos projectos? era interessante vê-los para melhor esclarecimento