30 janeiro 2009

Propaganda comunista

«No meu estudo das sociedades comunistas, cheguei à conclusão de que o propósito da propaganda comunista não era persuadir, nem convencer, mas humilhar - e, para isso, quanto menos ela correspondesse à realidade, melhor. Quando as pessoas são forçadas a ficar em silêncio enquanto ouvem as mais óbvias mentiras, ou, pior ainda, quando elas próprias são forçadas a repetir as mentiras, elas perdem de uma vez para sempre todo o seu senso de probidade... Uma sociedade de mentirosos castrados é fácil de controlar» (Theodore Dalrymple).

2 comentários:

Paulo Benito disse...

Caro Marafuga,

fiz uma rápida pesquisa no Wikipedia e a definição de propaganda que obtive foi a seguinte:

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima.

De acordo com esta definição, o seu texto não se refere a propaganda com o mesmo sentido, mas como um mecanismo de pressão/ameaça.

Paulo Benito

Unknown disse...

Claro, Paulo!