12 janeiro 2009

Ainda há distraídos?

Não sei se muita gente reparou no assunto mas – para que, mais tarde, ninguém diga que o desconhecia – recomendo a consulta dos seis documentos subordinados aos títulos «Conjunto Turístico da Praia dos Moinhos» e «Hotel de Apartamentos da Praia dos Moinhos» disponíveis nesta página da CCDR-LVT.
Decorre a consulta pública acerca desse empreendimento e o prazo para a recepção de reacções termina na próxima quarta-feira.


P.S. - Em meu entender os resumos não técnicos contêm matéria suficiente para justificar a reprovação imediata de ambos os projectos, dado que a densidade de construção e de uso do solo colidem com os princípios legais da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo e de Sítio integrado na Rede Natura 2000.
Facto é que, no estado actual, as antigas secas desagradam a todos. Mas pertencem ao passado de má memória argumentos como desenvolvimento, emprego, turismo e tudo o mais que justificava monstruosidades urbanísticas.
A Praia dos Moinhos é uma das zonas mais sensíveis do ponto de vista ambiental e projectos desta dimensão não se coadunam com a conservação da Natureza.
Como cidadão atento não quero deixar ainda de recordar que estes empreendimentos da Praia dos Moinhos nunca constaram da agenda informativa municipal entre 2001 e 2005 (gestão PS). Contudo, 32 dias após a tomada de posse do actual executivo (CDU) entrava nos serviços da câmara um pedido de consulta prévia.

2 comentários:

Paulo Benito disse...

Se os projectos estão para consulta pública, e na sua opinião os mesmos devem ser reprovados, pergunto: Tem o cidadão poder para fazer isso ou estamos dependentes que um a entidade oficial o faça?

Fonseca Bastos disse...

Tal como consta do site da CCDR-LVT, qualquer cidadão pode dirigir sugestões, reclamações e propostas directamente ao presidente dessa entidade.
Pode, inclusive, fazê-lo através de correio electrónico, mas só até amanhã, o mais tardar.
Mencionando expressamente os projectos, a mensagem deverá ser dirigida ao presidente da CCDR-LVT e enviada para o endereço geral@ccdr-lvt.pt.